Massa e camarão é sempre aquela combinação perfeita.
Coloque a descongelar uma embalagem de camarão descascado e outra de mexilhão, também descascado. Para enriquecer o prato, pode acrescentar algum camarão inteiro, fresco ou congelado. Eu tenho sempre em casa camarão que compro fresco na Praça e congelo, sabendo que é camarão do nosso mar. Como o marisco é muito sensível ao tempo de cozedura, estando à temperatura ambiente controla melhor o tempo necessáriopara cozer o marisco.
Num wook ou numa frigideira grande, coloque quatro ou cinco alhos esmagados e com a casca. Se forem grandes, corte em dois ou três pedaços. Junte uma quantidade generosa de margarina e coloque a cozinhar. Quando esta estiver quase derretida, acrescente um pouco de azeite, para que a margarina e o alho não queimem, mantendo uma temperatura média. Junte duas ou três folhas de louro e um piri piri seco desfeito e deixe fervilhar tudo.
Separe as cabeças do camarão inteiro e junte tudo no wook. Quando começar a ganhar cor, junte o restante marisco. Deixe cozinhar um minuto, tempere com sal e acrescente um pouco de vinho. Deixe cozinhar mais um minuto e retire logo do calor. Como o marisco voltará a ser cozinhado, não interessa que fique completamente cozido.
Descasque e pique uma cebola média. Reserve.
Numa panela pequena mas funda, junte as cabeças de camarão retiradas do wook, algum do alho e a casca da cebola que descascou. Acrescente um pouco de água. Ponha a aquecer e deixe ferver cinco minutos.
Entretanto ponha a cebola picada a refogar com azeite. Deixe apurar bem, até estar bem douradinha.
Numa panela com água a ferver e sal, ponha a cozinhar esparguete para quatro pessoas. Eu tinha água de cozer camarão congelada, que usei para cozinhar a massa, que ficou cheia de sabor.
Entretanto, com uma varinha mágica, triture as cabeças de camarão e os restantes componentes. Coa esta mistura, apertando bem, para extrair o máximo de suco possível. Coe novamente o liquido resultante para tirar todas as impurezas. Misture o liquido, que está cheio de sabor, ao preparado com o camarão.
À cebola refogada acrescente o marisco e o molho. Acrescente imediatamente uma lata de leite de coco (agite bem antes de abrir), envolva e deixe cozinhar um minuto. Numa tacinha, coloque três colheres de sopa do molho e misture uma colher de sobremesa mal cheia de amido de milho (maizena). Misture bem e deite no preparado. Ajudará a tornar o molho mais cremoso.
Envolva a massa neste preparado. Se ainda tiver um pouco de água, pode juntar também, pois a água com amido ajuda também a que o molho fique cremoso.
Mal levante fervura, retire do calor e sirva.