sábado, 13 de junho de 2020

Croquetes de carne à moda da Clara de Sousa

Quando vi esta receita no Blog da apresentadora Clara de Sousa, decidi fazer estes croquetes logo que tivesse oportunidade. Só precisei de ir ao talho e comprar a carne nas quantidades indicadas.

Estes croquetes dão muito trabalho e levam muito tempo a fazer, principalmente devido ao tempo de cozedura da carne (eu cozi numa panela normal e demorou uma hora depois de acrescentar a água; a carne ficou muito tenra e no ponto para ser picada) e porque é preciso deixar arrefecer bem a carne para os moldar. No entanto, com esta quantidade de carne fica com croquetes para várias refeições, prontos a fritar. E ainda fiz um empadão de carne que cá em casa deu para três refeições com salada.



Na foto abaixo podem ver a primeira tentativa de fazer os croquetes. Ficaram algo estalados e disformes, longe dos lindíssimos croquetes da Clara de Sousa. A culpa foi minha, que calculei mal o tempo para os fazer, e como os queria fritar para o jantar, resolvi moldá-los ainda mornos. Não resulta e dá ainda mais trabalho pois desfazem-se todos nas mãos.  



Assim acabei por pôr o resto da carne no frigorífico durante a noite e no dia seguinte voltei ao trabalho. Que diferença!! Muito mais fácil de os trabalhar. Em baixo podem ver o resultado, mais uma vez, ainda longe dos da Clara de Sousa, mas já melhores que os primeiros que fiz.

Também decidi usar pão ralado com alho e salsa.

Tenho assim, no congelador, duas caixas cheias de croquetes prontos a fritar.




Os primeiros, embora com o aspecto que se vê, ficaram fantásticos. Todos adoraram. A consistência cremosa e o sabor a carne é maravilhoso. Acompanhei com arroz de tomate e salada.

Como sobraram alguns, no dia seguinte comeram-se frios, de entrada, com maionese. Ainda sabiam melhor.

Aproveitei ainda uma boa quantidade do preparado de carne para fazer empadão, como a Clara de Sousa sugere.


Aqui tenho que discordar da Clara de Sousa. Para mim, num empadão é preciso sentir a consistência da carne. No entanto o empadão ficou muito saboroso. Acompanhamos com uma salada e foi uma refeição perfeita.

 


Quando voltar a fazer estes croquetes, vou alterar um pouco o tempero. Penso que um pouco de picante tornará os croquetes ainda mais apetitosos. Vamos ver!!!

Obrigada, Clara de Sousa, por partilhar esta receita de família tão fácil de seguir. 😍😋😋




Sem comentários:

Enviar um comentário