Este é mais um daqueles pratos que pode ser feito de várias formas. A minha receita foi desenvolvida após várias experiências, até que consegui atingir o sabor e a textura que desejava. Fica um prato muito saboroso e é um excelente substituto para o bacalhau com batatas e couve da noite de consoada.
Comece por cozer duas boas postas de bacalhau em água. Não ponha sal, claro. Quando estiver cozido, retire da água e reserve até arrefecer. Depois desfaça-o em lascas. Não o desfaça muito, pois é agradável sentir o bacalhau a comer. Retire as espinhas. Retire também as peles, se não gostar. Eu deixo-as ficar pois eu gosto e dão imenso sabor.
Ponha a refogar 4 cebolas medias, cortadas às rodelas. Quando amolecerem, junte 4 a 6 dentes de alhos bem picados e duas folhas de louro. Deixe cozinhar até a cebola ficar dourada e bastante mole.
Descasque 8 a 10 batatas médias e corte-as em rodelas não muito finas. Deixe-as em água fria durante 10 minutos para retirar o amido. Depois seque-as bem com um pano. Ponha-as a fritar.
Junte o bacalhau à cebola, quando esta estiver bem dourada e mole. Envolva e deixe apurar 5 minutos. Prove e ponha um pouco de sal, se achar necessário. Tire as folhas de louro. Retire do calor e reserve.
Ponha as batatas já fritas em papel absorvente e seque-as uma a uma. Salpique-as com flor de sal.
Esfarele o miolo de uma broa média já com dois dias. Junte salsa fresca muito bem picada. Acrescente generosamente azeite e mexa muito bem até ficar com a broa bem ensopada e quase com uma pasta.
Há quem aqueça o azeite com alho para dar um sabor extra. Pessoalmente, gosto de sentir o sabor a broa com azeite, pelo que uso apenas azeite puro, de boa qualidade. O sabor do alho está todo na cebolada com o bacalhau. Penso que aromatizar o azeite é um pouco de demais. No entanto, há quem misture à broa azeitonas ou alho picados. Também já comi com farinheira, e estava fabuloso. É tudo uma questão de gosto.
Agora é só fazer o tabuleiro. Ponha no fundo metade do bacalhau com a cebola. Por cima disponha as batatas fritas, já secas. Cubra com o resto do bacalhau. Por cima espalhe a broa de forma uniforme. Regue com mais um pouco de azeite.
Leva ao forno a 180º. Deixe ficar até a broa começar a dourar. Então suba o calor para 220º e ponha em modo tostar. Vigie atentamente para que não queime. Deixe só tostar um pouco. A broa fica mesmo maravilhosa neste ponto, muito saborosa e ultra crocante.
Sirva com salada ou com grelos salteados em azeite e alho.
É ainda um prato cujas sobras se comem bem no dia seguinte, ou mesmo dois dias depois. É só aquecer no microondas.
Sem comentários:
Enviar um comentário