terça-feira, 3 de novembro de 2020

Recheio de Sapateira

Tal como para muitos outros pratos, há mil e uma receitas para fazer um bom recheio de sapateira. 

Este que aqui apresento foi desenvolvido há muitos anos, a meu gosto, e faço muitas vezes em jantares de família ou amigos, mesmo de férias.

O ideal é ser feito a partir de sapateira fresca, mas não havendo, também pode usar uma sapateira congelada.


Se comprar a sapateira viva, para a matar de uma forma que não sofra, deve colocá-la num alguidar com água doce. Quando a compro na praça, às vezes, peço logo para a colocar num saco com água doce, de forma a que quando chego a casa, já está morta, ou pelo menos adormecida.

Em seguida, ponha-a numa panela grande com água fria e deixe aquecer. Quando a água ferver, a sapateira já está morta há muito.

Deixe ferver 3 ou 4 minutos e retire a sapateira da água quente. Ponha-a num escorredor e passe com água fria para parar de cozer. Deixe arrefecer.

Retire as patas da sapateira e reserve no frigorifico. Retire todo o recheio do interior da carapaça (não aproveite as guelras). Eu aproveito ainda para o recheio, todas as farripas de carne branca das junções das pernas, pois dão imenso sabor.

Depois de ter numa taça de vidro tudo o que conseguiu aproveitar, junte dois terços de um frasco de 250 ml de pickles Ferbar. Só e apenas esta marca. Já experimentei com outras marcas e o sabor não fica da mesma forma.

Junte dois ovos cozidos partidos aos bocados.

Junte maionese Hellmanns (também só esta marca). A quantidade pode ser variável conforme a quantidade de recheio da sapateira que tem (depende da própria sapateira, claro). Junte também uma colher de sopa de ketchup e uma colher de sobremesa de mostarda Savora. Junte ainda uma ou duas colheres de sopa de whisky ou brandy. Misture tudo bem e triture com a varinha mágica. Se achar necessário, acrescente mais um pouco de maionese. Deve ter um creme pouco espesso, mas claro, pode pôr mais ou menos maionese conforme o gosto. 

Prove e rectifique algum ingrediente que ache necessário.  

Ponha no frigorifico a arrefecer pelo menos uma ou duas horas.

Sirva polvilhado com salsa ou coentros picados. Acompanhe com tostas variadas ou pão torrado (se for quente e com manteiga, fica pecaminoso).



Nota: Eu não junto pão ralado ao creme que faço, como a maioria das receitas propõem, pois acho que não há necessidade de o tornar nutricionalmente pesado e cheio de hidratos de carbono, até porque já o vamos comer com pão. Mas por isso é necessário ter cuidado com a quantidade de maionese que se põe, pois se for demais, deixa o creme muito liquido e difícil de barrar.




Sem comentários:

Enviar um comentário