É sempre aquele prato de recurso, porque não fica caro, é fácil de fazer, não nos leva muito tempo a cozinhar, mas é muito, muito saboroso.
Opte, sempre que conseguir, por frangos do campo, e por isso mais saudáveis. O Continente e o Jumbo têm umas versões que são de grande qualidade, bastante próximos dos frangos caseiros. Até trazem um pacote com sangue para quem quiser fazer arroz de cabidela.
Nos talhos, encontra também, com frequência, frangos que não são de aviário.
Prepare o molho: três ou quatro alhos grosseiramente picados, sal, um piri-piri seco desfeito, raspa e sumo de um limão grande ou de dois pequenos, duas colheres de chá de mostarda, colorau, uma colher de chá de ketchup, vinho branco, duas folhas de louro e azeite. As quantidades do tempero são um pouco a gosto de cada um.
Utilize um tabuleiro com grelha para poder assar o frango e o acompanhamento ao mesmo tempo. Este tabuleiro também permite que o frango asse de forma mais uniforme, pois o calor chega de forma igual a todo a carne.
Coloque o frango na base do tabuleiro, com o peito para cima. Tempere-o debaixo da pele do peito, no interior e por cima. Deixe tomar o gosto pelo menos durante duas ou três horas.
Para cozinhar, coloque o frango sobre a grelha e ponha vários bocados de margarina por baixo e por cima da pele e no interior. Pode usar banha em vez da margarina. Nunca retire a pele pois esta conserva a humidade da carne e o sabor.
Para cozinhar, coloque o frango sobre a grelha e ponha vários bocados de margarina por baixo e por cima da pele e no interior. Pode usar banha em vez da margarina. Nunca retire a pele pois esta conserva a humidade da carne e o sabor.
Leve ao forno pré-aquecido a 230º para tostar ligeiramente e selar o frango. Assim os sucos não saem durante o processo de assar e o frango fica mais suculento.
Deixe assar o frango a esta temperatura durante 15 minutos.
Entretanto prepare as batatas e os legumes. Pode cortar batata nova com casca longitudinalmente, cenouras aos palitos e batata doce laranja aos cubos. Outra alternativa é assar batatinhas pequenas com casca, ou cortadas às rodelas. Ou misturar batata tradicional com batata doce.
Pode pôr, portanto, o que gostar. Não se esqueça de lavar tudo muito bem.
Ao fim de 15 minutos, desça a temperatura para 180º e retire o tabuleiro do forno. Retire o frango, coloque as batatas e os legumes no fundo do tabuleiro, acrescente sal e regue com um pouco de azeite. Misture tudo muito bem. Coloque a grelha e ponha o frango por cima, com as asas para baixo. Ponha novamente no forno.
Deixe assar por 40 minutos e vá vigiando. Se necessário, mexa as batatas e regue o frango com o molho. Atenção ao abrir a porta do forno pois o vapor que sai é sempre muito quente. Ao fim desse tempo vire o frango para que os sucos voltem ao peito. Deixe assar por mais 20 minutos. Veja a temperatura na coxa, que deverá estar nos 75º. Se assim for, o frango está assado. Se não, ponha mais dez minutos no forno.
Quando estiver tudo assado, retire do forno e cubra com papel de alumínio para não arrefecer. Costumo pôr ainda uma toalha por cima para ajudar a manter a temperatura. Deixe repousar de dez a quinze minutos. Corte o frango. Tem aqui um video que pode seguir para aprender a cortar o frango de forma simples e rápida.
Sirva com as batatas e os legumes e ainda uma salada.
Se preferir, opte por utilizar apenas pernas e coxas em vez de um frango inteiro.
Atenção ao tempo para assar que é menor e portanto, as batatas e os legumes devem ser cortados num tamanho pequeno.