Nesta época do ano, é preciso ideias para aproveitar as sobras do Natal.
Experimente fazer esta deliciosa tarte feita com restos do Peru de Natal e vai ver que não se vai arrepender.
Numa panela alta, ponha a carcaça do peru, as asas, duas ou três colheres de molho e um pouco do recheio. Acrescente água até tapar e ponha a aquecer até ferver.
Baixe então o calor e deixe cozinhar cerca de duas horas, até a carne se desprender totalmente dos ossos. Separe a carne e reserve o caldo.
Desfie um pouco da carne do peito do peru.
Num tacho, junte a carne do peito, a carne que retirou dos ossos e o caldo. Se for muito, divida e congele uma parte para usar noutro dia.
Deixe aquecer e junte duas colheres de farinha (dependendo da quantidade de liquido) e mexa até obter um creme. Acrescente um pouco de água ou de farinha até obter o creme que deseja. Prove e veja se precisa de acrescentar sal. Normalmente não é preciso.
Acrescente milho ou azeitonas picadas.
Se gostar de sentir muitos frutos secos ao comer, acrescente nozes, avelãs e amêndoas picadas grosseiramente, já que as do recheio podem não ser suficientes. É tudo uma questão de gosto. Eu acrescento sempre e também algumas sultanas.
Envolva bem e deixe arrefecer um pouco.
Deite este preparado numa travessa de ir ao forno e cubra com massa tenra ou massa folhada. Pincele com uma gema de ovo e leve ao forno aquecido a 180º.
Deixe cozinhar de 20 a 30 minutos, até a massa ficar dourada.
Sirva com arroz ou legumes. Eu aproveitei o arroz de miúdos que tinha servido na véspera com o peru. Ainda estava muito bom.