Desenvolvi esta receita de esparregado depois de várias experiências, para poder aproveitar todas as vitaminas que se perdem na cozedura dos vegetais da forma como é feita na receita tradicional.
O esparregado pode fazer-se com grelos ou com espinafres, frescos ou congelados.
Se estiver a usar vegetais frescos, separe as folhas e lave tudo muito bem.
Num tacho, ponha azeite e dois dentes de alho esmagados com a casca. Deixe fervilhar uns segundos para que o azeite tome gosto. Em seguida, baixe o calor para o mínimo. Junte os vegetais, acrescente um pouco de sal e tape. Deixe cozinhar lentamente. Já sabe que os vegetais, se forem frescos, diminuem imenso de volume e largam bastante água. Eu costumo usar um molho inteiro de espinafres ou de grelos e 2/3 do resultado é a taça que vê na foto. Não rende realmente muito. Cá em casa dá para duas refeições.
Depois de bem cozinhados, escorra a água libertada para uma taça e reserve. Com a varinha mágica, triture os vegetais até ao ponto em que gosta. Ou bem cremoso ou ainda com pedacinhos do legume. Reserve.
Num tacho faça um molho béchamel. Derreta três colheres de sopa de manteiga. Junte em seguida três colheres de sopa de farinha de trigo e mexa bem até ter uma pasta. Deixe cozinhar uns segundos, mexendo sempre para que não queime. Em seguida, acrescente um pouco de leite (uma chávena de café) para desfazer um pouco esta pasta. Em seguida acrescente o liquido de cozinhar os vegetais, mexendo sempre com uma vara de arames. Deve ser pouco e o molho deve ficar ainda muito espesso.
Nessa altura junte os vegetais triturados. Misture bem. Como estes têm ainda muito liquido, pode ficar com uma mistura mais ou menos solta. Se ficar com um esparregado ainda muito espesso, junte uns salpicos de leite. Se ficou muito liquido, junte um pouco de amido de milho (Maizena), embora tal não seja normalmente necessário. Deve obter uma esparregado espesso, cremoso e suave.
Prove e acrescente mais sal se for necessário. Tempere também com um pouco de noz moscada.
Está pronto a servir sem ter desperdiçado nenhum nutriente essencial.
A receita original em que os vegetais são cozidos e depois muito bem espremidos, não aproveita a água, o que é realmente uma pena pois esta é riquíssima em vitaminas e minerais. Com a minha receita, isso já não acontece.