O alho francês é um vegetal muito versátil e com um sabor delicioso. É óptimo para intensificar os refogados e como é baixo em calorias mas rico em vitamina C, cálcio e potássio pode e deve abusar deste vegetal que chegou à Peninsula Ibérica já no tempo dos Romanos.
Fiz a experiência de misturar com alheira e resultou mesmo muito bem.
Comece por arranjar um alho francês. Corte a parte maior das folhas verdes (pode fervê-las e usar o liquido na sopa; não gosto de usar as folhas pois são muito fibrosas e trituradas não fsão agradáveis de comer). Corte ao meio, no sentido longitudinal, a restante parte do alho francês e separe as diversas folhas. Lave muito bem pois tem sempre bastante terra entre elas. Ponha a escorrer e reserve.
Faça um refogado com uma cebola média/grande bem picadinha e azeite. Quando começar a amolecer, junte três dentes de alho também bem picadinhos e uma folha de louro.
Nunca uso o espremedor de alhos pois este retira a pele do alho que é cheia de nutrientes essenciais para uma boa saúde, especialmente do coração e da circulação sanguínea. Apenas uso o espremedor quando utilizo o alho em molhos, para que não seja desagradável trincar um bocadinho deste bolbo. De resto, prefiro sempre picar ou laminar, para aproveitar tudo de bom que o alho tem pois é rico em vitaminas, aminoácidos, sais minerais e enzimas.
Junte as folhas e corte o alho francês às tiras mais ou menos finas. Junte ao refogado.
Acrescente sal e deixe refogar muito bem.
Quando estiver bem cozinhado, acrescente uma alheira desfeita. Pode pôr mais se gostar que o sabor intenso da alheia se destaque.
Deixe cozinhar um pouco.
Forre uma tarteira com o papel vegetal que vem com a massa quebrada. Por cima ponha a massa e pique o fundo com um garfo para que o calor possa circular. Leve ao forno já quente a 180º apenas dois ou três minutos para cozer um pouco.
Numa taça misture 5 ovos batidos e dois iogurtes gregos naturais. Envolva bem. Junte o preparado do alho francês e da alheira. Não se esqueça de tirar a folha de louro. Misture e deite na tarteira, por cima da massa. Polvilhe com queijo mozzarella ralado ou outro que goste.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de meia hora. Vá controlando até que a massa e o recheio tenham a cor que deseja.
Sirva com salada.
Sem comentários:
Enviar um comentário