terça-feira, 8 de junho de 2021

Entrecosto assado no forno

 Bem temperado e bem assado, o entrecosto de porco é uma carne maravilhosa,

macia e cheia de sabor.



Comece por temperar a peça de entrecosto, que deverá ter carne e alguma gordura. Dê alguns cortes na gordura e ponha bocadinhos de alho e de louro. Faça uma marinada com alho picado, sal, piri piri, pimenta, folha de louro, colorau, vinho e azeite. Envolva bem o entrecosto na marinada e deixe descansar uma ou duas horas.

Ligue o forno a 230º.

Num tabuleiro de barro, coloque o entrecosto com o osso para baixo e a gordura para cima. Esta deverá ser a primeira coisa a tostar para selar a carne.

Descasque batatas tradicionais e batatas doces. Corte-as em cubos, grandes, pois o entrecosto demora a assar e assim as batatas não assam cedo demais. Se quiser, corte também cenouras. Coloque à volta do entrecosto, ponha um bocadinho de sal nos legumes e regue tudo com a marinada. Envolva bem as batatas para ficarem bem temperadas.



 

Ponha bocadinhos de banha sobre a carne e leve ao forno. Deixe cozinhar dez minutos a 230º e depois baixe para 180º. Deixe assar lentamente durante uma hora e meia a duas horas, dependendo do tamanho da peça de entrecosto.

A meio, mexa as batatas para que assem uniformemente e ponha por cima bocadinhos de margarina.

A carne deve ficar muito bem cozinhada, pelo que se for necessário, deixe assar um pouco mais do que o tempo indicado. Se as batatas entretanto estiverem assadas, retire-as do tabuleiro e reserve.

Quando o entrecosto estiver pronto, ponha o forno em modo tostar, para que a camada de gordura fique dourada e tostada. Em seguida vire o entrecosto e deixe-o tostar do lado do osso. 

Retire o tabuleiro do forno, tape com papel de alumínio e deixe descansar dez a quinze minutos, com o osso para cima, para que os sucos da carne voltem à parte mais carnuda e esta fique, por isso, ainda mais tenra.

Para servir, vire o entrecosto com o osso para baixo.




Sirva o entrecosto cortado aos bocados e acompanhado com as batatas assadas e salada regada com vinagre balsâmico, já que o ácido adocicado combina muito bem com esta carne. Pode acompanhar também com legumes ou esparregado.






Nesta versão, usei tiras de entrecosto
com batatas nova com casca.






segunda-feira, 7 de junho de 2021

Sopa de abóbora e alho francês

Por muito que cá em casa se goste de sopa de abóbora e cenoura, gosto sempre de misturar vegetais verdes para tornar a sopa mais nutritiva e diversificada.

Junho é um dos meses em que há alho francês em abundância pelo que é óptimo para misturar com abóbora (se tiver congelada pois não é época dela). A sopa fica muito saborosa, com um toque inconfundível a alho francês, o que corta o doce dos legumes laranja.


Numa panela, faça um refogado com azeite e duas cebolas médias/grandes picadas. Quando a cebola estiver mole, acrescente três dentes de alho picados. O alho nunca deve ser posto a refogar ao mesmo tempo da cebola pois queima mais depressa.

Retire dois terços da pele a uma courgette (a pele da courgette escurece muito a sopa), retire as pevides no centro, corte aos cubos e acrescente ao refogado. Mexa e mantenha o lume brando.

Corte as folhas verdes escuras de três alhos franceses. Corte os talos ao meio para separar bem as folhas e lave muito bem. O alho francês costuma acumular terra no interior das folhas, tanto verdes como na parte branca, pelo que devem ser separadas e lavadas uma a uma.

Num tacho à parte, ponha água, as folhas verdes do alho francês e a casca que sobrou da courgette. Ponha ao lume e deixe ferver durante um quarto de hora. As folhas do alho francês não ficam bem na sopa, mesmo trituradas, pois são muito fibrosas. Fervendo, vamos aproveitar a água para a sopa, aproveitando alguns dos nutrientes. 

Corte as partes brancas do alho francês em meias argolas e acrescente ao refogado. Misture bem com o resto dos ingredientes. Acrescente sal.

Tire a casca a seis cenouras e corte-as em bocados pequenos. Quanto mais pequenos forem os bocados de legumes que põe na panela, menos demoram a cozinhar e menos energia gasta.

Acrescente a cenoura ao refogado e um pouco de água quente. Deixe ferver.

Entretanto, coe a água de cozer as folhas do alho francês e reserve.

Quando evaporar um pouco da água que tinha deitado na panela, acrescente a água do caldo. Se não for suficiente para a quantidade de legumes, acrescente mais água quente.

Prepare a abóbora e ponha no tacho. Deixe cozinhar até tudo estar cozido.

Triture os legumes com a vinha mágica até ter um creme suave e espesso. Se preferir, ponha um pouco mais de água para a sopa ficar mais líquida.

Acrescente mais um pouco de azeite e envolva. 

Prove e rectifique o sal, se for necessário.

Sirva com alguns croutons simples, ou com sabor, por exemplo azeite, orégãos ou tomate. Também pode salpicar com salsa ou coentros picados.