Bem temperado e bem assado, o entrecosto de porco é uma carne maravilhosa,
macia e cheia de sabor.
Comece por temperar a peça de entrecosto, que deverá ter carne e alguma gordura. Dê alguns cortes na gordura e ponha bocadinhos de alho e de louro. Faça uma marinada com alho picado, sal, piri piri, pimenta, folha de louro, colorau, vinho e azeite. Envolva bem o entrecosto na marinada e deixe descansar uma ou duas horas.
Ligue o forno a 230º.
Num tabuleiro de barro, coloque o entrecosto com o osso para baixo e a gordura para cima. Esta deverá ser a primeira coisa a tostar para selar a carne.
Descasque batatas tradicionais e batatas doces. Corte-as em cubos, grandes, pois o entrecosto demora a assar e assim as batatas não assam cedo demais. Se quiser, corte também cenouras. Coloque à volta do entrecosto, ponha um bocadinho de sal nos legumes e regue tudo com a marinada. Envolva bem as batatas para ficarem bem temperadas.
Ponha bocadinhos de banha sobre a carne e leve ao forno. Deixe cozinhar dez minutos a 230º e depois baixe para 180º. Deixe assar lentamente durante uma hora e meia a duas horas, dependendo do tamanho da peça de entrecosto.
A meio, mexa as batatas para que assem uniformemente e ponha por cima bocadinhos de margarina.
A carne deve ficar muito bem cozinhada, pelo que se for necessário, deixe assar um pouco mais do que o tempo indicado. Se as batatas entretanto estiverem assadas, retire-as do tabuleiro e reserve.
Quando o entrecosto estiver pronto, ponha o forno em modo tostar, para que a camada de gordura fique dourada e tostada. Em seguida vire o entrecosto e deixe-o tostar do lado do osso.
Retire o tabuleiro do forno, tape com papel de alumínio e deixe descansar dez a quinze minutos, com o osso para cima, para que os sucos da carne voltem à parte mais carnuda e esta fique, por isso, ainda mais tenra.
Para servir, vire o entrecosto com o osso para baixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário