O melhor ingrediente para fazer um arroz delicioso é o tempo.
Os sabores têm que apurar e para isso é preciso tempo.
Claro que nem sempre isso é possível,
mas perder um hora a fazer um bom arroz vale mesmo a pena.
Experimente!
Este arroz foi feito com tomate fresco. |
Faça um refogado com uma cebola média bem picadinha e azeite. Deixe refogar um pouco e quando começar a amolecer acrescente o alho bem picado e uma folha de louro. Nunca refogue o alho logo de início pois queima mais depressa e poderá estragar o refogado. Vá mexendo e deixando refogar lentamente.
Quando a cebola já estiver bem dourada acrescente o tomate. Pode ser fresco ou de lata, já pelado. Eu uso fresco de Julho a Outubro, que são os meses em que este fruto é colhido em Portugal e uso de lata o resto do ano. Os tomates frescos que se compram nos outros meses são normalmente sem sabor porque são de estufa, sendo que a maioria são importados. O tomate em lata da Guloso é produzido em Portugal na altura da colheita e é o que eu uso. Haverá outras marcas que também o sejam, mas esta é de certeza portuguesa. Quando uso tomate fresco, confesso que não perco tempo a tirar a casca. Parto-o aos bocados e deito tudo no tacho. Mais tarde, retiro com uma pinça as peles que ficam a boiar no molho. A pele também tem sabor e tem certamente vitaminas e outros nutrientes que não se devem desperdiçar.
Com o tomate, junte um pouco de sal, o que ajuda a libertar sabores. Ponha o lume baixinho e deixe o tomate cozinhar lentamente. É aqui que os sabores se apuram e o tempo é essencial. Um arroz feito em 15 minutos ou em 50 minutos tem sabores completamente diferentes.
Deixe apurar pelo menos 20 minutos, mexendo sempre. Junte pimento encarnado ou verde, às tiras, e deixe apurar mais 10 minutos. Se acha que está a ficar um pouco seco, vá acrescentado bocadinho de água a ferver, só para humedecer o refogado.
Acrescente então a água necessária para a quantidade de arroz que vai fazer. Mais se gostar do arroz malandrinho; menos se o preferir seco.
Deixe cozinhar bem. Aqui, o tempo também depende do gosto de casa um, pois há quem goste do arroz ainda um pouco rijo (al dente) e há quem o prefira quase empapado.
Quando estiver quase pronto, acrescente um raminho de salsa, bem lavado. Deixe apurar mais um ou dois minutos e sirva.
Este arroz foi feito com tomate de lata. |