Os cabazes que recebo da Associação Inovterra com produtos que vêm directamente do produtor, são diferentes todas as semanas, o que me leva algumas vezes a fazer e experimentar receitas novas para usar o que me chega a casa.
Esta semana vieram figos. Que eu adoro! Mas comer um quilo de figos pequeninos é impossível, pelo que decidi fazer um Doce de Figo pela primeira vez. É simples de fazer e é óptimo para usar nos lanches de Inverno, barrado nuns scones quentinhos, acabados de sair do forno.
Vai precisar:
- 1 kg de figos (da qualidade que quiser)
- Sumo de um limão médio
- 2 paus de canela
- 150 g de açúcar amarelo
- 150 g de açúcar branco
- 250 ml de água
Lave bem os figos e corte a ponta dura. Corte-os em bocados pequenos.
Num tacho, junte a água, o sumo de limão e os dois paus de canela. Aqueça e deixe ferver dois ou três minutos. Junte o açúcar.
Mal levante fervura, junte os figos. Mexa bem e deixe levantar novamente fervura. Deixe a fervilhar em lume brando cerca de uma hora, mexendo de vez em quando para não pegar.
Aproveite para lavar bem os frascos onde vai guardar o doce. Ferva água na chaleira e encha os frascos para que possam ficar perfeitamente desinfectados e livres de bactérias. Deixei-os assim meia-hora. Despeje a água e seque-os bem. Quem tiver um esterilizador de biberões, pode usá-lo para desinfectar os frascos.
Quando o doce estiver quase pronto, triture um pouco com a varinha mágica. Pode deixá-lo cremoso ou ainda com bocadinhos de figo, conforme o gosto.
Deixe acabar de cozinhar até obter ponto de estrada, como na foto. Isto é, quando passa a colher, forma-se como uma estrada, o que indica que o doce esta no ponto.
Encha os frascos até cima e feche-os muito bem. Ponha-os com a tampa para baixo durante 24 horas, para que se forme vácuo. O doce irá durar muitos meses assim fechado.
Nota: Nos doces de fruta rija, como pêra e maçã, o açúcar deve ser sempre acrescentado depois da fruta estar cozida. Nos de fruta macia, como figos ou morangos, o açúcar deverá ser acrescentado antes.