quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Bacalhau assado na Brasa

Bacalhau na Brasa é um prato de Verão. De almoços na varanda ou no jardim, de convívio com a família ou com amigos. Pode ser feito num grelhador eléctrico, claro, mas não há nada como o sabor fumado do bacalhau grelhado no carvão.


Dois dias antes, comece por pôr o bacalhau de molho. Escolha postas um pouco altas, pois são as que dão as melhores lascas. Nas primeiras horas, mude frequentemente a água, que rapidamente fica saturada de sal.

No dia, prepare a grelha. Ponha as postas a assar. O tempo necessário depende da altura das postas. Não deixe assar demasiado para que as lascas de bacalhau não percam a sua humidade. Se gosta, deixe queimar a pele ligeiramente. Reserve.

Asse também dois ou três pimentos para a salada.

Entretanto, ponha as batatas a cozer em água e sal.

Numa outro tacho, ponha uma quantidade muito generosa de azeite, 10 a 15 dentes grandes de alho picado grosseiramente, três folhas de louro e esfarele um ou dois piri piris. Deixe ferver em lume brando, durante algum tempo, para o azeite ganhar o máximo de sabor. Vigie atentamente para que o alho não queime e estrague tudo. Depois de tirar do calor, deixe repousar uns minutos.

Quando as batatas estiverem cozidas, escorra bem a água e ponha-as numa taça. Esfarele-as em pedaços médios. Regue com parte do azeite e envolva bem. Se não gosta de encontrar o alho, coe a mistura.

Desfaça o bacalhau em lascas e disponha numa travessa. Regue com o resto do azeite e misture bem.

Faça um salada com alface, tomate e cebola e acrescente tiras de pimento assado e já pelado. Tempere a gosto com azeite, vinagre, flor de sal e orégãos.

Sirva tudo em conjunto. Acompanhe com broa, se puder. E arrisque acompanhar com um vinho rosé, algo frutado e com um pouco de acidez.









Sem comentários:

Enviar um comentário