Conforme há mil e uma variedades de queijo, também as facas adequadas para os cortar são diferentes. E não, não é ser esquisito ou complicado. Os queijos têm texturas muito diferentes, pelo que a faca que corta um belo queijo da ilha não pode ser a mesma para barrar numa tosta um delicioso e macio queijo da serra.
E claro, nunca, mas nunca, usar palitos.
Este conjunto de facas para queijo é talvez o que neste momento mais utilizo. Não foi caro, mas é um conjunto básico que tem tudo o que é preciso. Uso imenso todas as facas, tanto no dia a dia como em mesas de festa.
A faca espátula mais pequena serve para barrar queijos cremosos, quase a derreter. É a que uso sempre com o queijo da serra ou com aqueles queijos pequenos de azeitão.
A faca espátula maior é óptima para cortar queijos curados. Coloca-se na vertical e é só empurrar para baixo. Também pode ser usada para cortar queijos mais moles, como o queijo brie, o queijo camembert ou o queijo roquefort.
A faca com serrilha é a ideal para cortar os queijos duros, como o queijo da ilha ou os queijos emanthal e gruyère.
O garfo é um bom auxiliar quando o queijo é bastante duro ou para retirar o queijo cortado do prato de servir para o seu prato.
Existem outros tipos de facas, que acabam por ter as mesmas funções.
A faca multiusos é a opção possível quando não tem outras facas. Costumo usá-la para os queijos médios, nem muito macios, nem muito duros.
A faca de patê, além de ser usada para patê ou manteiga, pode ser usada para barrar queijos creme, embora seja também possível usá-la para um requeijão, por exemplo.
A espátula grande ou cortador de queijo permite retirar lascas aos queijos para usar em culinária. É eficiente com queijos mais duros, como o ementhal ou o parmesão.
Por último, veja no esquema abaixo, como cortar alguns queijos para que fiquem bem apresentados na sua tábua de queijos.
Sem comentários:
Enviar um comentário