quinta-feira, 29 de abril de 2021

Iscas com Cebolada

As iscas são fatias de fígado de porco. Devem ser muito fininhas, mas há quem as prefira um pouco mais grossas para que o sabor seja ainda mais intenso. De uma forma ou outra, o ideal é acompanhá-las com uma abundante cebolada.



As iscas (finas ou mais grossas, conforme preferir)  devem ser temporadas duas a três horas antes de serem feitas para ganharem o máximo de sabor.

Numa taça, coloque as iscas, sal, pimenta, três ou quatro dentes de alho picados, duas folhas de alho partidas, piri piri e três ou quatro colheres de sopa de vinagre. Acrescente vinho branco até cobrir as iscas. Misture tudo muito bem e ponha no frigorifico.

Corte em fatias finas três cebolas médias/grandes.

Numa frigideira ponha duas colheres de sopa de banha e deixe derreter. Vá fritando as iscas, entre 10 a 15 segundos de cada lado (se forem fininhas) para que não fiquem secas. Retire para um prato e repita até fritar todas as iscas.

Ponha na frigideira a cebola e acrescente um pouco de azeite. Deixe fritar até a cebola amolecer totalmente. Deixe fritar mais um pouco, e quando começar a dourar, junte a marinada. Deixe cozinhar. Quando a cebola estiver pronta, prove e veja se é necessário acrescentar sal ou vinagre. 

Junte as iscas para aquecerem e sirva numa travessa com a cebolada. Acompanhe com batata frita ou cozida.




Sirva acompanhadas com um bom rosé.
Vai ficar surpreendido como combinam bem.






 

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Folhado com Duplo Queijo

Confesso que é um petisco que às vezes faço quando estou com pouca vontade de cozinhar. É muito fácil, não dá trabalho e fica surpreendentemente muito saboroso. Sirva acompanhado com uma salada e tem uma refeição pronta a servir.


Abra uma embalagem de massa folhada fresca, redonda ou quadrada, e com o papel vegetal que envolve a massa, forre o tabuleiro de ir ao forno. Disponha a massa aberta sobre o papel vegetal.

Disponha sobre a massa algumas fatias de queijo Cheddar. Polvilhe com orégãos. Esfregue-os ligeiramente entre as mãos para que libertem os seus óleos.


Por cima, disponha fatias de queijo flamengo e polvilhe também com orégãos.

Na verdade, pode usar os queijos que quiser ou o que tiver disponível em casa. Não junte dois queijos muito intensos pois pode ficar enjoativo.

Enrole a massa em rolo. Pincele com uma gema batida e polvilhe com mais orégãos.


Leve ao forno pré-aquecido a 180º (pode ligar o forno quando começar a preparar o folhado). Deixe cozinhar cerca de 25 a 30 minutos ou até o folhado ficar bem dourado.

Sirva com uma salada. Os folhados já têm hidratos de carbono, pelo que não precisa de acompanhar com arroz ou batata e tornar o prato mais calórico.



Sugestão: Siga a mesma receita, mas usando quadrados de massa folhada pequenos. Fica assim com um conjunto de salgados fáceis de fazer e que pode servir numa festa ou num pic nic.

terça-feira, 6 de abril de 2021

Recheio de Sapateira (outra versão)

Sendo verdade que há muitas receitas diferentes para fazer recheio de sapateira, eu própria tenho duas versões. A que podem ver aqui e uma outra que faço quando tenho a sorte de ter em mãos uma sapateira super bem recheada e que mostro nesta receita.



A forma de preparar a Sapateira fresca é sempre a mesma (pode ver aqui), mas pode também usar Sapateira congelada. Tive uma boa surpresa ao experimentar a marca @Selecção do Continente, pois era muito boa, grande e bem recheada.

Depois da sapateira estar fria, retire as patas e reserve no frigorifico. Retire todo o recheio do interior da carapaça (não aproveite as guelras). Para fazer o recheio conforme esta receita, deverá ter bastantes ovas para que a consistência e o sabor sejam mesmo bons. Esfarele tudo para uma taça de vidro. Na foto abaixo pode ver a quantidade de recheio de uma única sapateira.



Eu aproveito ainda para o recheio, todas as farripas de carne branca das junções das pernas, pois dão imenso sabor. Dá um bocadinho de trabalho, mas vale muito a pena.



Depois de ter numa taça de vidro tudo o que conseguiu aproveitar, j
unte dois ovos cozidos muito bem picadinhos. 

De seguida, junte dois terços de um frasco de 250 ml de pickles Ferbar, igualmente muito bem picadinhos. Só e apenas esta marca. Já experimentei com outras marcas e o sabor não fica tão bom nem tão intenso.

Junte maionese Hellmanns. Só esta marca porque a consistência e o sabor são ideais. Outras marcas de maionese podem deixar a pasta mole ou muito líquida. A quantidade pode ser variável conforme a quantidade de recheio da sapateira que tem (depende da própria sapateira, claro). Junte também uma colher de sopa de ketchup (Heinz) e uma colher de sobremesa de mostarda Savora. As marcas dos produtos são importantes para se obter o sabor e a consistência ideal.



Envolva e misture tudo muito bem. Se achar necessário, acrescente mais um pouco de maionese. Deve ter ums pasta espessa, mas claro, pode pôr mais ou menos maionese conforme o gosto. 

Prove e rectifique algum ingrediente que ache necessário.  

Cubra a taça com pelicula aderente e ponha no frigorifico a arrefecer pelo menos uma ou duas horas.

 

                               


Sirva acompanhado de tostas e pão torrado com manteiga. Ao comer deverá sentir o sabor e a consistência das ovas e dos restantes ingredientes. Acredite que é um belíssimo petisco.