terça-feira, 13 de julho de 2021

Lulas recheadas

 Este é um prato super saboroso que pode ser feito em quantidade pois aguenta muito bem congelado ou alguns dias no frigorifico, mantendo a textura e o sabor.

A lula é um molusco muito saudável pois é rico em proteínas e potássio, tendo um valor desprezível de gordura e hidratos de carbono. É, portanto, um alimento bastante baixo em calorias.



Comece por lavar e limpar muito bem as lulas. Deixe o corpo intacto para que se possa colocar o recheio. As quantidades abaixo do recheio são para 10 lulas.

Para preparar o recheio, corte em pedaços grosseiros uma cebola média e leve-a a fritar num tacho com azeite. Quando já está mole, retire-a com uma espumadeira e coloque-as na 1, 2, 3. Junte os tentáculos das lulas, triture e ponha novamente no tacho, com o azeite que lá ficou.

Vá triturando e deitando no mesmo tacho um pedaço de bacon, meio chouriço de carne que seja bem saboroso, salsa, meia dúzia de azeitonas pretas (não mais porque têm muito sabor) e uma cenoura. Pode substituir a cenoura por alho francês. Junte tudo e mexa, acrescentando um pouco de sal. Atenção que o bacon, o chouriço e as azeitonas já são bastante salgados.

Deixe ferver alguns minutos, mexendo sempre. Depois tape, retire do calor e deixe arrefecer uns 20 minutos.


Entretanto, noutro tacho, coloque duas cebolas médias bem picadas. Junte azeite e deixe refogar bem. Junte uma ou duas folhas de louro. 

Corte um pedaço de bacon em tiras finas e acrescente ao refogado. Deixe fritar bem e quando deixar de crepitar, junte dois alhos grandes bem picados.  

Quando tudo estiver bem dourado, acrescente dois tomates médios cortados em pedaços pequenos. Eu coloco o tomate todo, incluindo a pele. Dá sabor e não se perdem nutrientes desnecessariamente. Mais tarde, poderá tirar as peles com uma pinça.

Junte um pouco de sal e um piri piri seco desfeito e deixe cozinhar lentamente por 30 minutos.

Entretanto recheie as lulas com o preparado morno. Dê um corte lateral nas lulas, para ser mais fácil. Distribua todo o preparado pelas lulas disponíveis. De seguida, feche as lulas com dois palitos: um para o corte lateral e outro para o topo. Reserve.

Quando o tomate estiver bem desfeito e apurado, coloque as lulas no tacho. Junte algum recheio que possa ter sobrado.


Tape e deixe cozinhar lentamente por cerca de 20 minutos. A meio, se achar necessário, refresque com um pouco de vinho branco.

Depois de pronto, prove para ver se precisa de sal e deixe repousar pelo menos 5 minutos.

Sirva com batatas fritas, arroz branco ou batata cozida.


Se sobrar, não se preocupe. Aguenta perfeitamente no frigorifico por alguns dias. Eu até faço sempre a mais para ter outra refeição sem ter que cozinhar. Só mudo o acompanhamento para variar.

Sem comentários:

Enviar um comentário