Simples mas absolutamente delicioso!
A explosão de sabores do camarão do nosso mar é inigualável. Que sorte temos por vivermos num país com tanto mar que nos dá peixe e marisco de qualidade excepcional.
Infelizmente, nas grandes cidades do nosso país nem sempre é fácil encontrar camarão fresco de origem portuguesa. Para mim é incompreensível que num país com uma costa do tamanho da nossa isto aconteça, mas é, infelizmente, a realidade.
Por isso, muitas vezes temos que usar camarão congelado para fazer um prato simples como este. É pena! Neste caso escolha camarão cuja origem lhe ofereça alguma garantia de qualidade. Não se esqueça de, neste caso, passar o camarão várias vezes por água para retirar todo o gelo.
Nunca compre o camarão já cozinhado pois são cozidos com muitas substâncias e conservantes que só fazem mal à nossa saúde.
O camarão pode ser maior ou mais pequeno, conforme o gosto. Por exemplo, no Algarve há um camarão minúsculo que adoro, porque é muitíssimo saboroso.
Numa panela ponha água e um punhado de sal. Não precisa de mais nenhum tempero, pois o sabor a mar do camarão é suficientemente maravilhoso. Leve ao calor até estar quase a ferver. Nessa altura, deite na panela o camarão. Deixe ferver três ou quatro minutos (ou mais ou menos, conforme o tamanho do camarão). Este deve ficar rosado.
Tenha um escorredor preparado no lava-loica. Deite aí o camarão e ponha-o debaixo da torneira a deitar água fria. Ponha por cima cubos de gelo para parar imediatamente a cozedura. Se continuar a cozer vai ficar rijo, portanto este passo é essencial para um bom resultado final.
Depois de arrefecer o camarão, deixe escorrer bem toda a água e ponha o camarão numa travessa. Deite algum sal por cima, misture e leve ao frigorifico.
Sirva apenas assim, bem fresco. Ao comer, pode passar o camarão já descascado num pouco de maionese com alho, mas sinceramente, acho que não há nada como o sabor natural.
Um imperial gelada ou um vinho branco verde a uma temperatura de 8º graus são o acompanhamento perfeito.
Regra de boa educação: Se tiver na mesa uma taça com maionese ou outro molho, que seja para partilhar entre várias pessoas, não mergulhe directamente o seu camarão nessa taça. Retire um pouco do molho para o seu prato e passe aí os camarões que vai comendo.
Sem comentários:
Enviar um comentário