sexta-feira, 22 de maio de 2020

Favas com entrecosto

Eu nem sequer gosto de favas. Já tentei. Mas não me sabem bem.
No entanto, o meu marido gosta e por isso, às vezes, faço.
Pode usar favas congeladas todo o ano.
Ou então favas frescas na época delas, entre Maio e Junho.

Veja aqui algumas informações interessantes sobre esta leguminosa rica em proteínas, mas também em hidratos de carbono.





Na véspera, tempere o entrecosto, que deve ser magro e com carne. Use bastante alho picado, sal, pimenta, piri-piri, louro, colorau, vinho e um pouco de azeite. Tape e ponha no frigorifico.

De manhã, tire para fora e envolva tudo. Deixe ficar à temperatura ambiente.

Num taxo grande e largo refogue uma cebola grande picada numa boa quantidade de azeite. Quando começar a alourar junte o alho (este cozinha mais depressa e se o põe ao mesmo tempo da cebola acaba por queimar) e o louro. Quando a cebola estiver dourada, acrescente um chouriço de carne às rodelas. Vá mexendo até o chouriço deixar de crepitar. Nessa altura, acrescente o entrecosto e deixe fritar. Em seguida, acrescente dois tomates pelados (frescos ou de lata conforme a época do ano) e deixe apurar bem entre dez a quinze minutos. O deixar apurar é o segredo de um prato cheio de sabor.

Numa panelinha à parte ponha uma morcela a cozinhar em água. Deixe ferver cinco a dez minutos,  retire da água e reserve. Não gosto de cozinhar a morcela com o resto do prato pois larga demasiada gordura.

Voltando ao tacho, acrescente o vinho do tempero do entrecosto. Deixe apurar mais cinco minutos. Acrescente um pouco de água a ferver e deixe cozinhar o entrecosto por cerca de vinte minutos.

Nessa altura acrescente as favas, se forem frescas. Se forem congeladas, deixe cozinhar o entrecosto por mais 10 minutos. As favas congeladas devem ser lavadas num escorredor para perderem todo o gelo.

Vá mexendo e acrescentando água a ferver se for necessário. As favas cozem em cerca de 20 minutos, em dez se forem congeladas. O entrecosto, entretanto, também deve estar pronto, a soltar-se dos ossos. O molho deve estar espesso.

Acrescente a morcela cortada às rodelas e uma farinheira. Pique-a em meia dúzia de pontos para que um bocadinho do recheio passe para o molho e dê ainda mais sabor. Prove e rectifique o sal se for necessário.

Para servir, polvilhe com salsa ou coentros picados.



Favas frescas que chegam a nossa casa
directamente do produtor, nos cabazes da Associação Inovterra





Sem comentários:

Enviar um comentário