segunda-feira, 18 de maio de 2020

Congelar sopas

Aconselham os nutricionistas a usar os legumes logo que sejam colhidos, pois só assim se mantêm intactas as respectivas propriedades nutritivas. Algumas vitaminas como a vitamina A, presente nos vegetais laranja como a cenoura e a abóbora e nos vegetais de folha verde escura, como espinafres e brócolos, é sensível à oxidação pelo ar, sendo esta actividade acelerada pela exposição à luz. Isto significa que quanto mais tempo retardarmos o consumo dos vegetais, menos vitaminas têm.

Também a vitamina C é altamente instável, reagindo com o oxigénio do ar, a luz e com a água. Logo que é exposta, têm inicio as reacções químicas que a destroem, provocando oxidação irreversível em menos de uma hora. Os sumos de frutas e legumes devem, por isso, ser consumidos apenas se feitos na hora. Fruta aberta também não deve ser guardada pelos mesmo motivos.

Como nas grandes cidades não conseguimos consumir vegetais logo que sejam colhidos, o ideal é congelá-los sob as mais variadas formas. Uma delas é em sopa. 




Ultimamente tenho comprado legumes e frutas à Associação Inovterra. São produtos que vêm directamente de vários pequenos produtores e chegam a nossa casa sem passarem por armazéns e por embalamentos que apenas prejudicam o ambiente. Entregam em quase todo o país e em dias diferentes da semana. O tempo entre a colheita e a entrega é muito reduzido pelo que os produtos chegam muito frescos a nossa casa.

Estes cabazes são bastante generosos, pelo que para não guardar os vegetais durante muito tempo, logo no dia em que chegam faço uma grande panela de sopa com os legumes que vêm e que são variáveis de semana para semana. Como sei sempre com antecedência o que vem no cabaz, posso comprar na frutaria alguns que me façam falta para acrescentar à sopa.

Para que a sopa não se estrague, guardo uma parte em pequenas caixas que congelo. Outra parte guardo no frigorífico e vou consumindo normalmente. Quando acaba, vou às caixas no congelador. Tento sempre ter pelo menos duas sopas diferentes, para poder alternar.

 


Quando quero consumir a sopa congelada, deixo-a a descongelar no frigorífico para que o choque térmico não seja muito grande. Depois deito o preparado numa panela e aqueço até ferver para que todos os componentes se juntem outra vez. Depois guardo no frigorífico e consumo normalmente.

Consigo assim pedir cabazes apenas de 15 em 15 dias e manter sempre as propriedades nutritivas dos vegetais nas sopas que consumimos cá em casa.



Sem comentários:

Enviar um comentário