Parece uma coisa simples de fazer, mas no entanto, fritar uns bifes de vaca tem uns truquezinhos para que fiquem saborosos, tenros e suculentos.
Primeiro que tudo, o corte da carne. Gosto dos bifes de alcatra, com um pouco de gordura. Os de lombo, para mim, nem pensar, pois são mais secos. Os de novilho também são muito bons, mas às vezes podem ser um pouco rijos pelo que se deve sempre ver bem a qualidade.
Outro segredo fundamental é nunca, mas nunca congelar a carne dos bifes. Estes ficam mais rijos e com muito menos sabor. Portanto, o ideal é que quando decida fazer bifes os vá comprar nesse dia ou um ou dois dias antes, já que no frigorífico podem aguentar 48 horas.
Outra coisa fundamental é temperá-los con antecedência. Se não o fizer, também o sabor não será o mesmo. Ficam também mais suculentos se marinarem. Tempere os bifes de um lado e do outro com sal e pimenta, alho laminado, louro e vinho branco. Deixe marinar cerca de uma hora. Não deixe passar muito mais tempo.
Para fritar, derreta margarina em lume brando. Esta queima com muita facilidade pelo que nunca deve usar lume alto. Misture o alho e louro do tempero e deixe fervilhar ligeiramente para que a margarina ganhe sabor.
Frite os bifes nesta gordura. Mal passado, médio ou bem passado, depende do gosto, sendo que quanto mais se cozinha a carne mais dura ela fica. Eu prefiro muito mal passado.
Depois de atingirem o ponto que pretende, retire-os para um prato. Frite os restantes.
Depois de todos os bifes fritos, acrescente ao molho o vinho do tempero. Misture bem e deixe ferver até o molho engrossar um pouco. Não acrescente o vinho enquanto frita os bifes, senão em vez de fritarem, cozem. Vá acrescentando ao molho, o líquido que os bifes largam.
Para servir, deite o molho sobre os bifes. Às vezes, no Inverno, como os bifes arrefecem muito depressa, passe-os no molho ainda na frigideira antes de os dispor na travessa. Para quem gosta, já no prato, regue-os com bastante sumo de limão para os tornar ainda mais saborosos.
Pode acompanhar com batatas fritas e ovo estrelado. Mas arroz de tomate também é um excelente acompanhamento. Ou arroz de ervilhas ou cenoura. Ou esparguete cozido. Ou um cremoso puré de batata. Na verdade, acho que tudo combina bem com uns bons bifes.
Sem comentários:
Enviar um comentário