As pataniscas de bacalhau surgiram na zona de Lisboa, na segunda metade do século XIX. As verdadeiras e originais são fininhas, espalmadas e muito crocantes.
Embora goste das originais, desenvolvi umas pataniscas mais fofas, sempre com bastante bacalhau, mas também com uma boa quantidade de polme.
Ingredientes
- 2 postas de bacalhau - 800 gr
- 5 ovos
- 5 colheres de sopa de leite
- 400 gr de farinha
- 1 cebola grande ou duas médias
- 3 dentes de alho
- salsa a gosto
- água de cozer o bacalhau
- sal, pimenta e noz moscada
Esta receita exige que o polme seja feito com a proporção certa para se obter o resultado desejado. Ajuste proporcionalmente as quantidades conforme o peso de bacalhau que usar.
Comece por cozer o bacalhau. Não deixe ferver muito senão perde a humidade entre as lascas. Tire-o para um prato e deixe arrefecer. Deite a água de cozedura num jarro, e quando estiver morna, leve-a ao frigorífico para gelar.
Depois de frio, tire as espinhas ao bacalhau e desfaça-o em lascas pequenas. Eu não tiro a pele, porque gosto, mas quem quiser, pode tirá-la.
Prepare o polme. Numa taça grande, bata os ovos e acrescente as colheres de leite (uma por cada ovo).
Junte a farinha. Deve ficar com uma espécie de bola. Acrescente alguma água que deve estar bastante fria, para desfazer.
Eu não gosto de encontrar cebola nem alho nas pataniscas, portanto pico tudo na 1,2,3 para que fique tudo desfeito. Mas se preferir, pique com uma faca. Uso salsa congelada ou salsa fresca também picada na 1,2,3, exactamente porque também não gosto de encontrara os pedaços maiores. Mas quem gostar, pique-a com a faca. É tudo uma questão de gosto.
Acrescente tudo ao polme e misture bem. Vá acrescentado água até obter um creme algo espesso. Tempere com um pouco de sal, pimenta e noz moscada.
Por ultimo, acrescente o bacalhau e envolva bem. Se for preciso, acrescente um pouco mais de água para obter a consistência de um creme um pouco espesso.Ponha a aquecer uma frigideira com óleo para fritar com cerca de um dedo de altura. Quando introduzir o cabo da colher de pau e o óleo fervilhar, está no ponto certo.
Deite uma colher de sopa do preparado no óleo. Por cima ponha mais meia colher. Faça vários montinhos desta forma até encher o espaço que tem na frigideira.
Deixe fritar de um lado e depois vire-as para fritar do outro. Devem ficar bem douradas para que possam cozinhar bem no interior.
Depois de fritas, ponha-as a escorrer num prato com papel absorvente. Ao fim de um minuto vire-as para que possam escorrer do outro lado.
Sirva só com salada ou se preferir, também com arroz de tomate ou arroz de feijão.
As pataniscas são óptimas para as lancheiras das crianças, pois comem-se muito bem frias no dia seguinte ou aquecidas no micro-ondas.