Parece uma receita bem simples, mas o certo é que a maioria das pessoas não consegue chegar à consistência perfeita.
É que há alguns truques que têm mesmo que se seguir.
Se gosta do arroz bem seco e solto, deve começar por lavá-lo bem em água. Repare que a água fica branca. Trata-se do amido que sai do arroz e que funciona como uma espécie de cola impedindo que ele fique solto. Por isso é que para fazer arroz malandrinho, o arroz não deve ser lavado, já que o amido ajuda a que o molho do arroz fique um pouco cremoso.
Pessoalmente, mesmo quando faço arroz branco, não lavo o arroz. Gosto que ele fique solto, mas ainda com um pouco de goma que não o torna extra seco. Mas cada qual deverá fazer como preferir.
Num tacho, coloque um pouco de azeite e dois dentes de alho descascados e esmagados. Deixe ferver um pouco para que o azeite tome sabor. Junte uma medida de arroz (lavado e seco ou directamente do pacote, conforme prefira o arroz mesmo muito seco ou um pouco menos) ao azeite e mexa. Deixe fritar. Este processo sela o grão de arroz, impedindo a saída de mais amido e permitindo ao arroz ficar bem solto. Não use também muito azeite que poderá empapar o grão. Claro que para o arroz malandrinho, não se deve fritar o arroz, exactamente porque o queremos mais cremoso. Nessa receita, o arroz é, por isso, apenas acrescentado depois da água.
Quando começar a ouvir estalinhos, significa que o arroz já está bem selado. Junte então duas medidas de água a ferver. Junte sal. Mexa suavemente, tape meio tacho com a tampa e deixe cozinhar em lume brando. Não se deve mexer o arroz, pois corre o risco de partir alguns grãos que libertariam o amido.
Depois de quase cozido (prove um grão e se for necessário cozer mais acrescente meia medida de água a ferver e deixe cozer mais um pouco), tape completamente o tacho e deixe repousar cinco a dez minutos para evaporar bem toda a água e acabar de cozer. Com um garfo, espalhe suavemente os grãos para os soltar. Retire os pedaços de alho.
Agora já pode servir.
Sem comentários:
Enviar um comentário