Uma cebolada cheia de tomate e pimento com ovos escalfados por cima é uma daqueles pratos simples mas cheios de sabor.
Em minha casa comemos sempre com batatas fritas, porque era assim que comia em casa da Mãe, e o sabor que recordo desta mistura traz-me muito boas recordações. Ainda hoje é um prato que adoro comer quando vou lá a casa, porque o sabor parece sempre diferente do que o que eu faço, mas exactamente igual ao que recordo de quando era pequena.
Mão de Mãe é realmente outra coisa.
Mas claro, pode comer sem acompanhamento nenhum e não deixa por isso de ser um prato delicioso.
Numa frigideira ou wook refogue três cebolas médias/grandes cortadas às rodelas, com azeite. Quando a cebola estiver mole, acrescente uma ou duas folhas de louro e três dentes de alho bem picadinhos. Deixe refogar muito bem.
Entretanto prepare os tomates. Se preferir, tire-lhes as peles e as sementes. Eu aproveito tudo, acho que tudo contribui para um melhor sabor e para melhor aproveitar todos os nutrientes deste fruto. Corte o tomate aos cubos (completo ou sem pele, como preferir) e reserve. Eu conto um tomate grande por pessoa e depois acrescento sempre um de brinde.
Este é um prato que só faço no Verão, na altura do tomate fresco. Não vale a pena fazer no Inverno com tomate importado ou de estufa, não vale a pena usar tomate de lata. Não fica bem. Este é um prato cujo sabor vem do bom tomate português. Portanto, é um prato sazonal e deve-se aproveitar o Verão e o inicio do Outono, para o fazer.
A seguir ao tomate, prepare também dois pimentos. Lave-os, abra-os, retire as sementes e corte-os às tiras. Reserve.
Quando a cebola estiver bem refogada, acrescente o tomate cortado. O calor deve estar baixo para que cozinhe lentamente. Acrescente sal e um piri piri seco desfeito. Mexa bem.
Deixe o tomate ir cozinhando e desfazendo. Quinze minutos depois, acrescente o pimento. Deixe cozinhar.
O sabor desenvolve-se com o tempo. Por isso a tomatada deve cozinhar lentamente, em calor baixo e durante, pelo menos, meia hora. Se puder chegar aos 45 minutos, melhor.
Ao fim desse tempo, desligue o calor e deixe apurar durante uns minutos.
Quando for para levar para a mesa, deite na tomatada os ovos para escalfar. Um por pessoa. Ligue novamente o calor e deixe cozinhar. Se quiser a gema liquida, desligue o calor três ou quatro minutos depois, quando a clara começar a ficar branca. Os ovos continuarão a cozinhar enquanto passa o preparado para a travessa, mas não ao ponto de ficarem completamente cozidos.
Sirva imediatamente. Se quiser, acompanhe com batatas fritas ou arroz branco.
Gosto mto desta tomatada só nunca comi com batatas fritas. No Alentejo fazemos com as batatas cozinhadas com o tomate.
ResponderEliminarAlice
É altura de experimentar de uma forma diferente. Depois conte se gostou.
Eliminar