Actualmente recebo os meus legumes em casa, vindos directamente do produtor e entregues pela Associação Inovterra. São produtos fresquíssimos, muito mais baratos do que nos supermercados e de agricultura biológica, pois são produzidos em pequenas quintas, à moda antiga. Como vamos recebendo o que vai sendo colhido e está disponível, aprendemos a respeitar a sazonalidade o que nos permite adaptar as refeições da acordo com o que é da época. Isto permite que haja menos poluição no nosso planeta, pois deixamos de comprar produtos que vêm de mais longe, fora da época própria. Contribuímos, por isso, para um melhor ambiente e para ajudar a economia nacional.
Como no cabaz vem sempre uma quantidade razoável de vegetais, aproveito logo para fazer várias sopas, que congelo. Em termos nutricionais é uma melhor opção, pois os vegetais, depois de colhidos, e mesmo no frigorifico, perdem a maioria das vitaminas em pouco mais de 24 horas.
Os legumes do cabaz da Associação Inovterra que utilizei nesta sopa:- Cebolas
- Couve coração de boi
- Courgette
- Abóbora
Usei ainda:
- Alho
- Chuchu (comecei a usar há pouco tempo este legume, de muito baixas calorias e rico em vitaminas e antioxidantes, que vem, em grande parte, da nossa Ilha da Madeira)
- Brócolos (ricos em vitaminas e cálcio)
Os legumes que não vêm no Cabaz são comprados normalmente numa frutaria que tenho muito perto de casa.
Receita
:Faça um refogado com uma cebola grande bem picada. Quando começar a amolecer, junte três alhos grandes também picados.
Tiire parte da casca a meia cougette, para que a sopa não fique muito escura. Retire ainda o centro com pevides que é amargo e afecta bastante o sabor final da sopa. Corte aos cubos e acrescente ao refogado.
Junte sal a gosto.
Descasque dois chuchu. Corte aos cubos e junte ao refogado. Deixe apurar tudo alguns minutos.
Acrescente duas mãos cheias de cubos de abóboda. Nesta altura do ano já tenho congelada e pronta a cozinhar. Se for fresca, descasque, tire as pevides e parta aos cubos. Mexa e deixe refogar mais uns minutos.
Quando já estiver tudo bem apurado, acrescente água a ferver até tapar os vegetais. Deixe ferver um pouco para cozinhar.
Entretanto prepare duas couves coração de boi. Tire as folhas exteriores e lave bem. Depois lave o interior. Corte tudo em ripas.
Lave também uma cabeça de brócolos e corte em bocados.
Ponha mais água a ferver na panela e acrescente os vegetais verdes. Acrescente mais água até os cobrir, se for necessário. Deixe ferver e depois deixe cozinhar em lume médio.
As couves vão reduzir um pouco de volume. Quando achar que está tudo cozido, triture tudo muito bem com uma varinha mágica até obter um creme suave. Acrescente azeite e rectifique o sal, se for necessário.
Eu costumo congelar uma parte da sopa e a outra parte é consumida nos dois dias seguintes.