Há mil e uma maneiras de fazer batatas fritas.
Esta é apenas uma e que todos gostamos cá em casa.
Outra dúvida é sempre o tipo de batata a utilizar. As melhores são as de casca encarnada. Às vezes, porque não tenho outras, faço com outro tipo de batata
e acaba por não correr tão bem.
Comece por descascar as batatas. Lave-as bem e corte-as aos palitos fininhos ou grossos conforme o gosto. Eu prefiro-os, de longe, bem fininhos.
Numa taça grande cheia de água fria, mergulha os palitos de batata e lave-os bem, até perderem quase todos o amido. Só assim as batatas não se colam e ficam moles ao fritar. Deixe-as mergulhadas em água limpa durante cinco minutos. Se não gosta de sentir o sal nas batatas, deite um punhado de sal na água para elas se apaladarem. Eu prefiro pôr apenas no fim.
Ponha-as num escorredor e deixe escorrer muito bem toda a água. Sacuda bem até deixar de salpicar água, e deite as batatas sobre uma toalha turca. Seque-as bem.
Entretanto, ligue a fritadeira. Não use frigideira para fritar batatas pois raramente vão ficar bem e ainda é pior se o fogão for a gás. Eu utilizo uma fritadeira velhinha que era da minha Mãe, mas que adoro porque aquece o óleo muito rapidamente e frita uma grande quantidade de batatas em pouco tempo.
Use a rede para colocar os palitos das batatas já secos. Mergulhe no óleo a ferver e deixe fritar. De vez em quando, com um movimento do pulso, salte as batatas na rede para que fritem de forma uniforme.
Quando estiverem douradinhas, desligue a fritadeira e levante a rede para escorrer o óleo. Não desligue antes de acabar de fritar, pois ao descer de temperatura o óleo vai ensopar as batatas.
Deite as batatas numa taça com papel absorvente. Passe bem o papel e retire todo o óleo que conseguir.
Polvilhe as batatas com flor de sal a gosto. Envolva bem e sirva.
Sem comentários:
Enviar um comentário