segunda-feira, 29 de junho de 2020

Camarão ao alhinho

Um petisco fantástico, que também pode servir de entrada num almoço ou jantar.
Quem é que não gosta?




Pode ser preparado com camarão congelado, mas nada se compara a ser feito com camarão fresco. A única chatice é ter que descascá-lo, mas o resultado final é muito melhor.

Num wook ou numa frigideira funda, junte margarina e azeite em partes iguais e quatro ou cinco dentes de alho laminados e a respectiva casca. Deixe derreter a margarina em lume brando, pois o alho queima com facilidade. Deixe ferver apenas alguns segundos para a gordura ganhar o sabor do alho. Se gostar do molho um pouco mais espesso, não ponha azeite e ponha mais margarina. Umas vezes faço de uma forma, outras vezes de outra, pois gosto das duas formas.

Em seguida, junte uma folha de louro, sal e um piri-piri seco picado (ou dois se gostar de muito picante). As quantidades deverão ser ajustadas ao camarão que vai usar.

Se o camarão for congelado, num escorredor, passe-o bem por água até perder todo o gelo. Se for fresco, descasque-o e lave-o. Se utilizar camarão congelado, mas com casca, passe-o também bem por água para perder todo o gelo e descasque-o.

Deite o camarão na gordura e deixe fritar até o camarão ficar rosado. Deixe ferver um minuto e retire o camarão da frigideira. Reserve. Nunca deixe apurar o molho com o camarão no tacho, pois este vai cozer demasiado e ficar rijo e sem sabor.

À gordura, junte uns salpicos de vinho branco e deixe apurar o molho uns cinco minutos. Também pode usar whisky. Junte raspa e sumo de um ou dois limões. Deixe ferver novamente. Junte salsa ou coentros picados.

Prove e rectifique o tempero do molho, se achar necessário. Quando estiver a seu gosto, junte novamente o camarão e deixe ferver mais um minuto para apurar tudo. Retire imediatamente para a travessa de servir e polvilhe com mais salsa ou coentros picados. Decore com uma rodela de limão e sirva.

Não se esqueça de acompanhar com vinho verde fresco e com fatias de pão fresco. Este molho é mesmo uma tentação. 



Sem comentários:

Enviar um comentário