quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Caril de Legumes

É tão, mas tão bom, que nem podem imaginar. E é uma maneira maravilhosa de pôr as crianças a comer legumes. Até pedem para repetir.


Num wook ou numa frigideira grande, faça um refogado com uma cebola grande às rodelas e azeite. Quando começar a amolecer, junte três alhos grandes picados e uma folha de louro. Quando estiver tudo bem lourinho, junte uma courgette e duas cenouras partidas aos cubos. Deixe refogar por alguns minutos.



Vá juntando legumes a seu gosto e conforme o que tiver em casa, por ordem de tempo de cozedura, isto é, primeiro os que demoram mais a cozer e depois os mais rápidos. Eu juntei batata doce aos cubos, cogumelos, pimentos e bróculos, tudo cortado. Acrescente sal. Vá deixando cozinhar.




Para fazer o caril, num tacho refogue uma cebola pequena bem picada com um pouco de azeite. Quando estiver dourada, acrescente a gosto: açafrão, cardamomo, gengibre em pó, noz moscada, cravinho (apenas um pé ou dois pois é uma especiaria muito intensa), piri piri e por fim o caril que deve ser de boa qualidade para que esteja cheio de sabor. Deve obter uma espécie de pasta. Deixe cozinhar uns minutos em lume brando, para libertar bem todos os sabores, mexendo sempre. Acrescente um lata de leite de coco. Deixe ferver mexendo bem para dissolver. Junte o sumo de meio limão. Use uma varinha mágica para triturar tudo e ficar com um molho bem cremoso.

Junto o molho ao legumes cozinhados e envolva bem. Retire a folha de louro. Prove e rectifique os sabores. Normalmente é sempre preciso pôr mais um pouco de limão e de sal.

Sirva o caril polvilhado com salsa picada e algumas raspas de limão. Acompanhe com arroz branco cozido.  


Sem comentários:

Enviar um comentário