Este é um prato muito fácil de fazer, barato e cheio de sabor.
Esta receita não é a original, mas foi desenvolvida ao gosto cá de casa. Fica muito cremosa e super saborosa.
Corte aos cubos um naco de bacon. Não utilize o bacon que é comprado já cortado. Não tem sabor nenhum. Prefira comprar na charcutaria uma fatia com um cm de altura e depois corte em casa. Se tiver que comprar no supermercado, compre um naco inteiro e depois corte em casa. Se preferir usar fatias finas cortadas às tiras, tem apenas que ter cuidado ao fritar pois queimam mais depressa.
Corte também uma fatia de fiambre com um cm de altura, aos cubos. Pode comprar na charcutaria e pedir para cortar com esta altura. Também pode usar o fiambre cortado em fatias finas. Basta cortá-lo aos quadrados.
Ponha o esparguete a cozer numa panela com água e sal. Para saber a quantidade, use o medidor de esparguete. Comprei o meu no Continente e foi muito barato; custou menos de 5 euros. Mas assim sabe sempre a quantidade certa a cozer para a família, sem que haja sobras nem desperdícios. Vale mesmo muito a pena comprar um.
Num wook ou numa caçarola grande, ponha o bacon a fritar na própria gordura com dois ou três dentes de alho esmagados. Deixe fritar bem, até ficar tostadinho. Junte o fiambre para tomar sabor, apenas alguns segundos. Retire do calor, tire o alho (ou tire-o logo que comece a ficar muito dourado para que não queime) e ponha tudo num prato com papel absorvente.
Quando o esparguete estiver cozido, escorra-o e ponha-o no wook. Há quem aproveite a gordura de fritar o bacon. Eu já o fiz e acho que não acrescenta nada ao sabor, pelo que prefiro escorrer o bacon frito e tirar o excesso de gordura. Este já é um prato tão calórico, que não necessita das calorias extras desta gordura. Eu não limpo o wook e ponho a massa directamente. Junte o bacon e o fiambre fritos.
Numa taça, junte dois ovos inteiros, quatro gemas, um iogurte grego natural, um pacote de natas de 125 g e cerca de 100 gr de queijo parmesão ralado ou outro que goste. Bata tudo muito bem.
De seguida, acrescente meia chávena de água de cozer a massa e misture bem.
Junte este preparado ao esparguete e aqueça até os ovos estarem ligeiramente cozinhados. Mas atenção que o molho deve ficar algo liquido. Se achar necessário, acrescente mais um pouco da água de cozedura. Polvilhe com salsa bem picada e sirva.
No prato, ponha mais um pouco de queijo ralado por cima.
Sugestão: Se quiser, pode cozer com o esparguete alguns raminhos de brócolos e juntar tudo na Carbonara. Não se esqueça de picar os brócolos. Não altera o sabor e sempre é uma forma das crianças comerem vegetais.
Sem comentários:
Enviar um comentário