Camarão grelhado, quando fresco, é muito bom mesmo que seja temperado só com sal. Mas um molho de manteiga e limão por cima torna este petisco mais guloso.
Comece por preparar o camarão. Se é congelado, deixe descongelar e lave muito bem para tirar todo o gelo. Dê um pequeno golpe ao longo do camarão, do lado das pernas, até à carne. Assim o tempero chegará mais facilmente ao camarão. Ponha sal e reserve por cinco minutos.
Não costumo temperar os camarões antes de os cozinhar. Fiz várias experiências, e basicamente o que acontece é que, se não dermos um golpe no camarão, não tomam sabor. Se dermos o golpe, e deixarmos numa marinada, acabam por cozer e depois ficar rijos. Opto então por pôr apenas um pouco de sal, apenas uns minutos antes de os cozinhar.
Comece então a preparar o molho. Num tachinho, ponha três colheres (ou o que for necessário para a quantidade de camarão que tiver) de manteiga (não é margarina) e três dentes de alho esmagados, com a casca. Acrescente uma folha ou duas de louro. Deixe derreter a manteiga e fervilhar em lume brando para que ganhe sabor.
Entretanto prepare a grelha para os camarões e comece a grelhá-los. Dois minutos de cada lado será suficiente, mas depende do tamanho e do tipo de grelha que está a usar. Faça um camarão controlando o tempo, abra-o e veja se está no ponto (cozinhado mas ainda tenro). Ajuste o tempo se for necessário e faço os outros da mesma maneira. Devem ficar rosadinhos, mas a carne deve estar suculenta.
Enquanto os camarões cozinham, acabe de preparar o molho. Deite um pouco de piri piri, um pouco de sal (mesmo pouco) e a raspa e o sumo de um limão. Deixe fervilhar mais um minuto ou dois e retire do calor.
Sirva os camarões num prato ou travessa com fundo, para que possa pôr o molho por cima. Passe o molho ainda quente por um coador de chá e deite-o sobre os camarões. Envolva bem. Espera um minuto ou dois para tomar sabor e sirva.
Não se esqueça de acompanhar com pão para o molho e um vinho verde bem fresquinho.