Quem não gosta de uns bons filetes de peixe passados por farinha e ovo e acompanhados por um arroz de tomate malandrinho ou uma salada russa?
Prefiro filetes de pescada, mas às vezes também faço filetes de peixe espada preto. Os de pescada são melhores se forem frescos, mas os da Pescanova, congelados, também são muito bons.
Duas ou três horas antes de os preparar, tempere os filetes com um pouco de sal, pimenta, alho laminado e louro. Acrescente raspas de limão e regue com bastante sumo de limão. Não os deixe temperados muito mais tempo senão o peixe começa a cozer no limão e fica seco. Só o tempo para que o peixe tome o sabor. Vá virando o peixe para que fique bem temperado por igual.
Há quem use leite para temperar filetes, com a ideia de que ficam mais tenros. Tal não é verdade, embora seja um dos mitos mais consistentes na culinária. São frutos como o limão, a laranja, o ananás ou o kiwi, que além de darem sabor, tornam o peixe e a carne mais tenras, pois os seus sucos quebram as fibras destas proteínas. Portanto, esqueça o leite para temperar.
Prepare uma travessa pequena com farinha de trigo ou de milho, conforme a sua preferência.
Noutra travessa, ponha dois ou três ovos batidos com um garfo, conforme a quantidade de peixe que tem. Acrescente uns pingos de leite e misture.
Tire o peixe do tempero e limpe bem bocadinhos de louro e alho que possam ter agarrados. Passe tudo pela farinha e reserve.
Ponha a aquecer uma frigideira com óleo para fritar.
Um a um, passe os filetes no ovo batido e ponha a fritar em lume não demasiado alto, para que o peixe possa cozinhar bem, mas sem queimar o exterior.
Depois de fritos, ponha-os numa travessa com papel absorvente.
Sirva acompanhado por arroz de tomate ou salada russa.
Veja aqui a receita para um bom arroz de tomate.
Quanto à salada russa, não faço a tradicional, pois não gosto de batata misturada. Cozo uma mistura de legumes congelados de ervilhas e cenoura da Iglo e acrescento uma lata de milho da Blonduelle. Há várias marcas brancas de legumes congelados, mas francamente, já experimentei e não gosto de nenhuma. Coza também um ovo cozido por pessoa e misture na travessa de servir. Sirva com maionese temperada, cuja receita pode ver aqui. Eu gosto de servir a maionese numa taça à parte para que cada um tempere a Salada Russa com a quantidade que preferir. Além disso, se sobrarem legumes, conservam-se mais tempo se não tiverem maionese misturada.
Sugestão: Se sobrarem, no dia seguinte faça uma sandes com um filete barrado com a maionese. Se gostar, pode pôr uma folha de alface ou um pouco de rúcula. É de comer e chorar por mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário