quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Ervilhas com chouriço e ovos escalfados

 Que prato tão bom e reconfortante, ideal para o Outono e Inverno.

Não concordam?


Comece por picar muito bem uma cebola média. Ponha num tacho e deixe refogar em azeite. Quando estiver já mole, junte dois dentes de alho picados e uma folha de louro. 

Corte às tiras um pouco de bacon. Corte também um chouriço (ou mais, conforme a quantidade que precisar) às rodelas. Este deve ser saboroso e com pouca gordura.

Acrescente as tiras de bacon e o chouriço ao refogado. Mantenha o lume brando, e deixe a carne fritar até estar estaladiça. 

Quando o bacon deixar de crepitar, acrescente um tomate grande partido aos bocados. Adicione sal (atenção à quantidade pois o chouriço e o bacon já são salgados) e um piri piri seco desfeito.

Deixe refogar em lume brando por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Ao fim desse tempo, acrescente um pouco de vinho branco, para refrescar. Deixe apurar.

Entretanto prepare as ervilhas. Se forem congeladas, lave-as muito bem para retirar o gelo e deixe-as escorrer bem. Se forem frescas, descasque e lave. Também pode misturar ervilhas tortas ou quebradas, se for a época delas, pois ficam muito boas.

Acrescente então um pouco de água a ferver. Deixe levantar fervura e acrescente as ervilhas. 

Deixe cozinhas as ervilhas 10 minutas se forem congeladas ou 15 minutos se forem frescas. Verifique a cozedura e deixe estar um pouco mais de tempo se achar necessário.

Prove e rectifique o sal, se for necessário.

Desligue o calor e deixe apurar os sabores mais dez minutos. 

Mesmo na hora de servir, acrescente os avos escalfados. Ligue novamente o calor e deixe cozinhar apenas até a clara ficar cozinhada. Retire logo do calor, pois os ovos vão continuar a cozinhar. 



Sirva imediatamente, com a gema ainda liquida. Claro que se preferir a gema bem cozida, é só deixar ao calor até esta cozinhar totalmente.


sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Dica do Dia - Como conservar tomate em conserva depois de aberto

Quando abre uma lata de tomate, utilize sempre uma colher limpa para retirar o tomate que precisa. As conservas não se estragam porque estão livres de bactérias, mas se as tocar com colheres ou garfos que está a usar, imediatamente ficam contaminadas e estragam-se rapidamente.

Depois, guarde o restante tomata num frasco de vidro com tampa hermética, de preferência esterilizado em água quente.


   

Vá usando, tendo sempre o cuidado de usar uma colher limpa e de fechar a tampa logo de seguida. Guarde no frigorifico.



Vai ver como dura imenso tempo sem ganhar bolor.
Guloso - prefira sempre marcas nacionais que utilizam tomate colhido em Portugal.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Bifes de Peru salteado com Cogumelos

A carne de peru, ou de frango, é muito versátil, porque pode ser cozinhada de muitas formas diferentes. O que é óptimo, porque é uma carne rica em proteínas e vitaminas, mas com um baixo teor de gordura, sendo, por isso, uma carne bastante saudável.



Corte às tiras três ou quatro bifes de peru. Também pode usar bifes de frango.

Tempere com sal, piri piri, alho picado e o sumo e a raspa de um limão. Deixe temperar por uma hora.

Num wook ou numa frigideira larga aqueça um pouco de azeite, uma folha de louro e um dente de alho grande, picado. Deixe aquecer durante um minuto ou dois, mas mantendo a temperatura baixa para o alho não queimar.

Entretanto lave e corte os cogumelos às lâminas. Pode usar a qualidade que preferir, sendo que se forem frescos é o ideal.

Acrescente ao azeite o peru. Tente não acrescentar o molho que se formou, para que a carne frite na gordura. Pode deixar ir os temperos que possam estar colados à carne.

Quando o peru ganhar alguma cor, acrescente os cogumelos. Misture e deixe cozinhar. Vá mexendo. Os cogumelos vão perder bastante volume e largar muita água para o molho. Deixe evaporar algum liquido.

Quando estiver pronto, prove e rectifique algum tempero.

Sirva com massa, arroz branco ou batatas fritas ou cozidas.


  



terça-feira, 14 de setembro de 2021

Dica do Dia - O mito do Óleo de Coco

Entre muitos outros novos produtos que se passaram a usar na alimentação, surgiu o Óleo de Coco. Com um sabor intenso e agradável, é usado para temperar saladas e até para cozinhar. Mas muitas pessoas até substituíram o azeite por esta gordura por acharem que é mais saudável. Será verdade?



Nada mais falso. O Óleo de Coco, apesar de ser um óleo vegetal, é composto por cerca de 90% de gordura saturada, aquela que é má para o coração e para o colesterol. 

Além disso, ao contrário, por exemplo, do azeite, tem uma percentagem quase desprezível de vitaminas.

É ainda a gordura mais calórica de todas, tendo mais calorias do que o azeite ou a manteiga.

Possui, no entanto, algumas propriedades anti -inflamatórias e antioxidantes, oferecendo alguma protecção ao sistema imunitário.

Portanto, que o óleo de coco é uma gordura saudável, é um mito. 

A usá-lo, por causa do sabor interessante, faça-o de forma moderada. Pode ser usado frio ou quente, pois ao contrário do que acontece com alguns óleos vegetais não sofre alterações a temperaturas elevadas. Mas não substitua gorduras mais saudáveis como o azeite por óleo de coco.



quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Empadão de Cozido à Portuguesa

Uma das formas de poder aproveitar as carnes que sobram do Cozido à Portuguesa é fazer um empadão. É tão, mas tão bom, que não podem deixar de experimentar.



Quando faço cozido, pico as carnes todas que sobraram, misturo e congelo, distribuídas em caixas para as poder utilizar quando me dá jeito.

Por isso, a primeira coisa a fazer é pôr as carnes a descongelar.

Faça então o puré de batata. Pode seguir a minha receita aqui.

Num tacho desfaça uma farinheira com um pouco de azeite. Quando estiver cozinhada, acrescente as carnes do cozido que tinha guardadas. Misture tudo e deixe aquecer.

Num tabuleiro ponha metade do puré. Cubra com as carnes, espalhando bem. Por cima ponha o restante puré.

Bata dois ovos inteiros e pincele toda a superfície.

Leve ao forno já quente a 180º. Deixe o ovo cozinhar e quando estiver quase pronto suba o forno para o modo tostar. Vigie atentamente para que não queime.

Retire do forno e sirva com salada. 


Veja aqui a minha receita de Cozido à Portuguesa.