Embora a cozinha portuguesa seja muito variada e certamente uma das melhores do mundo, há pratos noutras culturas também muito saborosos. A cozinha oriental é muito rica e até podemos adaptar alguns pormenores ao nosso paladar, tornando-a mais apelativa a quem não gosta de sabores tão exóticos.
Comece por prepara todos os legumes que vai usar. Esta é uma receita para 3 ou 4 pessoas.
- Corte aos cubos 300/400 gr de cogumelos frescos
- Lave e corte às tiras um pimento encarnado (pode ser verde ou amarelo)
- Lave 150 g de rebentos de soja
- Lave cerca de 100 g de ervilhas descascadas
Corte às tiras três bifes de vaca. Atenção, nunca congele carne de vaca. Perde o sabor e fica muito mais rija. Planeie as refeições de acordo com as idas ao talho, para não ter que congelar este tipo de carne. No frigorifico aguenta bem cerca de dois a três dias. Tempere as tiras de carne com um pouco de sal (não muito).
Num Wook ou frigideira larga, junte três dentes de alho picados com azeite e ponha a refogar em calor baixo. Junte gengibre fresco picado ou gengibre em pó. Junte também um piri piri seco desfeito.
Logo que o alho comece a dourar, junte as tiras de bife e deixe fritar. Mal ganhe cor, retire a carne e reserve.
Junte então os cogumelos e deixe saltear um pouco. Se achar necessário, junte mais um pouco de azeite. Em seguida, junte o pimento e deixe cozinhar uns minutos.
Em seguida acrescente as ervilhas bem lavadas e sem gelo (se forem congeladas). Deixe cozinhar tudo cerca de 10 minutos.
Junte então duas colheres de sopa de amêndoas inteira e sirva.
Acompanhe com arroz branco, mas também se come muito bem sem os hidratos de carbono.
Sugestão 1 - Se gostar do molho espesso, à maneira chinesa, quando o prato está quase pronto, retire para uma taça 3 colheres de sopa do molho e acrescente uma colher de sopa de amido de milho (Maizena). Dissolva bem e junte ao Chop Suey. Deixe ferver um pouco até o molho engrossar.
Sugestão 2 - Em vez de carne de vaca, pode também usar frango com camarão.