Não há prato mais tipicamente português e que se encontra em todas as casas e restaurantes de Norte a Sul do país. Com variações de região para região, esta é a forma como sempre vi a minha Mãe fazer cozido e como eu continuo a fazer.
Embora se possa fazer todo o ano, é claramente um prato de Inverno, até porque não há couves nos meses de Verão (a não ser importadas).
Ingredientes - Vegetais:
- Batata
- Nabo
- Cenoura
- Feijão branco
- Couve portuguesa
- Couve lombarda
Ingredientes - Carnes:
- Carne de vaca (um pedaço inteiro)
- Galinha (metade)
- Entrecosto de porco (uma peça inteira, temperada em vinha d'alho)
- Pernil fumado
- Rabinho de porco
- Pés de porco fumados
- Farinheira
- Morcela de sangue (aquelas que se costumam assar)
- Chouriço de carne
- Chouriço de sangue
- Chouriço de cebola
A quantidade e variedade de carnes depende das necessidades e gostos de cada família. Em minha casa, por exemplo, a farinheira é sempre em dose reforçada, porque todos adoram.
Logo de manhã, numa panela bastante grande, própria para fazer Cozido, ponha a cozer o feijão demolhado, a carne de vaca (inteira), a galinha (a metade inteira) e o chouriço de carne. Ponha um pouco de sal. Deixe cozer. Meia hora depois acrescente o entrecosto inteiro temperado. Deixe cozer. Vá vigiando as carnes, pois umas cozem mais depressa do que outras. Se notar que alguma está pronta, retire-a da panela e reserve-a numa taça tapada.
Entretanto, prepare as outras carnes.
Lave muito bem os rabinhos de porco. A orelha de porco tem que ser muito bem limpa, pois mesmo fumada tem impureza e às vezes pelos no orifício do ouvido. Corte nessa zona para poder limpar em condições com a ponta de uma faca.
Num tacho à parte, coloque toda a carne de porco e deixe cozer. Meia hora mais tarde, junte os chouriços. Costumo cozer num terceiro tacho a morcela e as farinheiras pois largam demasiada gordura. Reservo duas farinheiras para pôr no tacho dos legumes, já no fim.
Entretanto, descasque as batatas, as cenouras e os nabos. Arranje as couves, separando as folhas e lavando-as muito bem. Retire os talos mais grossos e dê um golpe nos mais pequenos, para cozerem melhor.
Retire da panela grande a carne toda e reserve. Com a ajuda de uma espumadeira, retire também o feijão, para que não se desfaça, e reserve.
Nesta água cheia de sabor, junte as batatas, os nabos e as cenouras cortados em metades. Quando levantar fervura, junte as couves cortadas em pedaços pequenos. Numa bola de cozer arroz, ponha arroz numa das metades, feche a bola e ponha-a dentro da panela para que o arroz possa cozer nesta água tão saborosa.
Tape a panela e deixe cozer até as couves estarem bem macias.
Nesta altura retire duas ou três conchas da água de cozer a carne de porco e os enchidos e acrescente à panela de legumes. O resto desta água deite fora. É pena, porque é muito saborosa, mas está cheia de gordura saturada, aquela que é má para o coração e, portanto, não vale a pena abusar.
Quando tudo estiver cozido, prove para ver se está bom de sal.
Pique quatro ou cinco vezes as duas farinheiras que reservou e deite-as também no tacho. Algum do recheio irá misturar-se ao caldo, dando ainda mais sabor.
Agora é tempo de cortar todas a carne e enchidos. Separe as várias qualidades pelas travessas de forma a que cada pessoa possa identificar facilmente o que gosta.
Numa travessa grande, disponha os legumes, também separados por qualidade. Use outra travessa para pôr o feijão e o arroz.
Quando faço Cozido, ponho sempre as travessas numa mesa à parte, estilo buffet, para que todos se possam servir sem grandes confusões.
Sugestão 1 - Com o que sobrar dos legumes e a água de os cozer, tem uma sopa de cozido que pode durar vários dias. Congele uma parte para não se estragar. Há quem goste de acrescentar no prato da sopa umas rodelas de chouriço de carne ou de farinheira.Sugestão 2 - Nos dois ou três dias seguintes, consegue comer as sobras do Cozido sem problema. Não se esqueça, ao aquecer, de juntar sempre um pouco do liquido da sopa para que não fique seco.
Sugestão 3 - Com as carnes que sobram, faça um empadão de carne de cozido. É muito, muito bom. Pique as carnes todas à mão e guarde no frigorifico ou no congelador. Faça o empadão conforme a receita que pode ver aqui.