quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Arroz de Pato

Arroz de Pato é mais um daqueles pratos bem tradicionais e que quase todos adoram.

Ainda por cima, pode ser preparado com alguma antecedência, congelado e depois terminado para uma refeição em que se tenha um pouco mais de pressa.



Numa panela alta coloque duas metades de pato, algumas rodelas de chouriço, uma cebola cortada às rodelas, dois ou três dentes de alho, uma cenoura às rodelas e duas folhas de louro. Acrescente água até tapar tudo e ponha a aquecer até ferver. Baixe então o calor e deixe cozinhar cerca de 40 minutos.

Quando estiver pronto, retire o pato e deixe arrefecer. Depois retire e desfie toda a carne. 

Conforme o que for precisar, pode congelar metade da carne para utilizar numa outra vez.

Faça então um refogado picando uma cebola média e juntando azeite. Quando a cebola estiver amolecida, junte dois dentes de alho picados. Entretanto, aproveite a cebola e o alho do caldo, pique e junte ao refogado. Se quiser, pique e acrescente também a cenoura. Deixe refogar tudo muito bem.

Para fazer o arroz, há dois métodos, conforme prefira o arroz de pato mais seco ou mais húmido.

1. Para fazer o arroz mais seco, utilize arroz agulha. Deite duas medidas (ou o que precisar) no refogado e deixe fritar um pouco. Acrescente quatro medidas de caldo de cozer o pato e sal. Deixe cozinhar até o arroz secar.

Depois do arroz pronto, num tabuleiro, ponha uma camada de arroz, depois uma camada de pato, e por cima outra camada de arroz. Cubra com rodelas de chouriço ou salpicão. Pode também aproveitar o chouriço que utilizou no caldo.

2. Para fazer o arroz mais húmido, utilize arroz carolino. Acrescente ao refogado cinco medidas de caldo e sal. Deixe ferver. Acrescente então duas medidas de arroz e deixe cozinhar. Quando estiver quase pronto, acrescente o pato desfiado e misture tudo. Se precisar, junte um pouco mais de caldo ou de água para que o arroz fique solto. 

Depois de pronto deite num tabuleiro. Cubra com rodelas de chouriço ou salpicão. Pode aproveitar o chouriço que utilizou no caldo. 

Em ambos os caos leve ao forno aquecido a 180º e deixe assar até dourar por cima.

Sirva acompanhado com salada.



Se sobrar caldo, pode congelar e guardar com um pouco de pato desfiado. Quando quiser utilizar, só precisa de fazer o arroz.

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário