quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Atum à Gomes de Sá

Uma variante do famoso prato de bacalhau e que é igualmente muito saboroso. 



Ponha a cozer 4 ovos num tacho com água. Quando a água começar a ferver, conte 10 minutos e então retire do calor. Deixe os ovos arrefecerem um pouco e então ponha-os numa taça com água fria para arrefecerem totalmente e se descascarem com facilidade.

Corte três cebolas médias/grandes às rodelas ou em meias luas. Ponha a refogar em azeite até amolecerem. Junte então 4 a 5 dentes de alho bem picados e duas folhas de louro. Deixe refogar tudo muito bem até a cebola começar a ficar dourada.



Nessa altura, junte duas colheres de sopa de margarina que torna a cebola mais dourada e saborosa.

Entretanto, descasque seis batatas médias. Lave bem e corte às rodelas finas. 

Junte à cebola já dourada, misture bem e deixe fritar na cebolada em calor brando. Junte sal e um piri piri seco desfeito. Vá sempre mexendo com cuidado para as batatas não partirem, mas para que a cebolada também não se pegue ao fundo do tacho.

Entretanto prepare 3 ou 4 latas de atum. Eu costumo misturar atum em óleo e atum em água. Retire das latas e ponha a escorrer num escorredor. Misture e desfaça em bocados pequenos.

Descasque os ovos e corte três às rodelas.

Quando as batatas estiverem quase cozinhadas, é altura de levar o preparado ao forno.

Num tabuleiro, ponha metade da cebolada com batatas. Por cima, espalhe os três ovos às rodelas e cubra com a restante cebolada.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos. Nessa altura, retire para fora e ponha o atum por cima, abrindo espaço entre as batatas e a cebolada para que fique misturado. Por cima, ponha o ovo que sobrou grosseiramente picado.

Leve novamente ao forno por mais cinco minutos, apenas para que o atum aqueça.

Antes de servir, coloque por cima algumas azeitonas pretas.







Sem comentários:

Enviar um comentário