A abóbora, embora esteja tradicionalmente ligada ao Outono, é um fruto que existe também no Inverno e inicio da Primavera.
Nutricionalmente, a abóbora é baixa em calorias, mas rica em fibras pelo que é óptima para pratos de dieta. É ainda rica em vitamina A (protege a pele e a visão) e C.
Há algumas décadas, a abóbora era considerada um legume menor e era cultivada essencialmente para alimentar o gado. Felizmente, pouco a pouco esse preconceito foi-se perdendo e hoje é um legume que está presente na cozinha de todos.
Existem vários tipos de abóbora, incluindo a courgette, mas todas se preparam da mesma forma. Da família deste fruto fazem parte o melão e a melancia. A mais tradicional é a abóbora laranja ou a abóbora menina.
Tem ainda a enorme vantagem de poder ser toda aproveitada para a alimentação, incluindo a casca e as sementes.
A abóbora inteira pode ser armazenada em boas condições até 6 meses, desde que fechada num local sem luz.
Para consumir, corte a abóbora em pedaços e descasque. Reserve a casca e as sementes.
Pode congelar a polpa da abóbora durante bastante tempo, para a ter disponível no tempo quente. Corte a polpa em pedaços pequenos e guarde em sacos de congelação. É sempre conveniente utilizar sacos próprios, pois estão preparados para não deixar passar cheiros nem sabores para os produtos congelados. Improvisar com outros sacos pode levar a que quando vá utilizar os legumes, eles tenham adquirido sabores estranhos e tenham que ser deitados no lixo.
Para utilizar, é so retirar do saco a quantidade que precisa e cozinhar da forma que quiser.
Para aproveitar as sementes, lave-as e seque-as bem. Ponha-as no tabuleiro do forno sobre uma folha de papel vegetal, bem espalhadas. Deixe secar de um dia para o outro. Leve então ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos, até ficarem douradas. Deixe arrefecer. Acrescente sal e consuma como petisco. Também podem ser comidas com iogurtes ou saladas. Se acrescentar açúcar e caramelizar torna-se também num óptimo snack doce.
A casca pode transformar-se em chips. Seque-a bem, corte em pedaços pequenos, e espalhe-os sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Tempere com azeite e sal ou com os temperos que gostar. Leve ao forno a 180º por 20 minutos.
Para aproveitar a polpa da abóbora há mil e uma receitas, desde sopas, purés, bolos e doces. Também resulta bem misturada e salteada com outros legumes.
Sem comentários:
Enviar um comentário