Quem não adora um bom camarão frito num guloso molho de manteiga?
Pode utilizar camarão fresco ou camarão congelado. Neste último caso, retire os camarões do congelador uma hora antes da preparação, passe-os bem por água para perderem o gelo e deixe-os descongelar.
Numa frigideira larga e funda ou num wook, ponha quatro ou cinco colheres de sopa de manteiga. Acrescente cinco alhos picados e duas folhas de louro. Aqueça em lume branco e deixe fervilhar para a manteiga ganhar sabor. Atenção que o alho queima com bastante facilidade, pelo que deve vigiar com atenção e manter sempre o calor baixo. Acrescente duas ou três colheres de azeite e um piri piri seco desfeito.
Acrescente então o camarão inteiro, suba ligeiramente o calor e vá mexendo enquanto fritam. Acrescente o sal a gosto logo que comecem a mudar de cor.
Dependendo do tamanho do camarão, a fritura pode demorar entre três a cinco minutos. Como eles acabam de cozinhar no calor residual do molho, deixe sempre os camarões ligeiramente mal cozinhados. Se tiver dúvidas, descasque um e prove um para perceber como está a cozedura.
Retire então os camarões para uma taça e reserve.
Ao molho acrescente um pouco de vinho branco e deixe ferver até evaporar. Acrescente as raspas e o sumo de um limão e deixe ferver mais um pouco, até apurar bem.
Prove e veja se o molho precisa de sal. Com uma escumadeira, retire o alho e o louro.
Desligue então o calor. Ponha os camarões novamente no tacho, envolva rapidamente para aquecerem e passe tudo imediatamente para um prato ou travessa funda para poder servir o molho.
Sirva polvilhado com salsa picada (opcional) e decorado com rodelas de limão.
Acompanhe com vinho verde fresco e pão para o molho.
Numa refeição mais informal é absolutamente aceitável comer o camarão com as mãos. Não se esqueça de disponibilizar toalhitas para que os convidados possam limpar as mãos.
Também pode servir este camarão num refeição mais formal. No entanto, tenha a certeza de que todos os convidados sabem comer este tipo de marisco com talheres, evitando assim constrangimentos desnecessários.
Sem comentários:
Enviar um comentário