Frango estufado com ervilhas é comida da casa da Mãe,
comida de conforto que nos enche a alma.
É ou não é?
Pode utilizar um frango inteiro partido aos bocados ou, se preferir, utilize apenas coxas e pernas.
Faça um refogado com um cebola grande bem picadinha e azeite. Quando a cebola começar a amolecer, junte dois ou três dentes de alho bem picados e uma folha de louro.
Se o frango não for caseiro, gosto de juntar ao refogado meio chouriço de carne cortado às rodelas para apurar o sabor. Claro que se o frango for caseiro tem um sabor único pelo que não precisa deste pormenor.
Deixe o chouriço refogar com a cebola, em calor médio, até deixar de crepitar.
Acrescente dois tomates partidos aos cubos e deixe cozinhar até se desfazerem. Quanto mais o tomate cozinhar, mais saboroso fica.
Coloque o frango no tacho, com a pele para baixo. Esta não deve ser retirada, para que a carne do frango se mantenha suculenta. Vá virando, até todo o frango começar a ganhar cor.
Acrescente sal, piri piri e um pouco de colorau. Mexa bem e deixe a cozinhar em calor brando. Vá mexendo de vez em quando. Se achar necessário, vá acrescentando um pouco de vinho branco, para refrescar e ajudar a cozinhar.
Entretanto arranje as ervilhas. Se forem frescas, descasque e reserve. Se forem congeladas, ponha a quantidade que pretende utilizar num coador e passe por água para retirar o gelo; reserve. Se estiver em Maio, também pode usar ervilhas tortas ou quebradas. Às vezes também gosto de adicionar uns cubinhos de cenoura.
Quando o frango estiver quase pronto, acrescente as cenouras primeiro (se as for utilizar), pois demoram mais tempo a cozinhar do que as ervilhas. Deixe cozinhar cinco minutos e então acrescente as ervilhas. Misture bem e acrescente um pouco de água quente para fazer molho. Deixe apurar até as ervilhas estarem cozidas. Cerca de dez minutos deverá ser suficiente.
Prove e rectifique o sal se for necessário.
Acompanhe com arroz branco, puré de batata ou batatas fritas.
Sugestão: pode fazer a mesma receita, mas com coelho. Neste caso, gosto de temperar o coelho de véspera com alho, louro, piri piri, colorau, vinho e salsa. Siga a receita mas no refogado não use o chouriço de carne. No refogado uso o alho e a folha de louro da vinha d'alho. Quando é para pôr o coelho no tacho, escorra bem o vinho e deixe apurar um pouco no tomate. Só depois acrescente o molho do tempero para cozinhar. De resto, siga a receita. Fica também muito saboroso.
Outra sugestão: Quando sobra é só aquecer no micro-ondas. Se tiver pouca carne mas ainda bastantes ervilhas, aqueça na placa/fogão e pode acrescentar salsichas de lata partidas às rodelas ou faça uns ovos escalfados.
Sem comentários:
Enviar um comentário