O peru com recheio assado no forno
é um dos pratos característicos do almoço do Dia de Natal.
Dois dias antes, coloque o peru (5 kg) num alguidar com água e junte 2,5 dl de aguardente, um punhado de sal, duas laranjas cortadas às rodelas e também dois limões cortados às rodelas. Esta salmoura serve para tirar à carne de peru o sabor um pouco enjoativo que tem.
Deixe a marinar durante 24 horas.Escorra então o peru muito bem e coloque-o num tabuleiro que dê para levar ao frigorifico.
Numa taça coloque de forma generosa azeite e vinho branco (uma porção de azeite para três de vinho), um pouco de colorau, bastante alho picado, louro partido, três piri piris secos desfeitos, raspa e sumo de dois limões e sal. A proporção dos temperos deve ser adaptada ao tamanho do peru. Misture tudo bem.
Comece por levantar a pele do peito e tempere com este molho junto à carne. Depois envolva o peru todo e deite também no interior. Leve ao frigorifico por 12 a 18 horas.
No dia de Natal, calcule o tempo que vai precisar para assar o peru. Cada quilo leva cerca de 40 minutos, pelo que um peru de 5 quilos levará cerca de 3,5 horas. Tendo em conta a hora de almoço, ponha o peru a assar contando com o tempo necessário.
Só deve colocar o recheio na última hora, para que não seque. Por isso regue bem o peru com o molho em que esteve a marinar. Coloque bocados de margarina entre a pele e o peito e depois espalhados por cima de todo o peru.
Leve ao forno pré aquecido a 220º e deixe assar durante 10 minutos para que a carne sele e não perca os sucos. Baixe depois o forno para 180º. De hora a hora, regue o peru com o respectivo molho. Para não se queimar, use uma colher de servir para não aproximar tanto a mão do tabuleiro.
Entretanto faça o recheio. Pique grosseiramente um chouriço de carne com pouca gordura, um pedaço de bacon e os miúdos do peru.
Faça um refogado com uma cebola média muito bem picada. Quando começar a alourar, junte dois dentes de alho bem picados. Deixe dourar bem, junte a carne picada e deixe refogar um pouco. Refresque com uns pingos de vinho branco.
Pique grosseiramente frutos secos e sultanas e junte ao refogado de carne. Pique também algumas azeitonas e misture.
Se gostar, pode também juntar algumas castanhas grosseiramente picadas.
Uma hora antes do peru estar pronto, retire-o do forno e coloque a carne com os frutos secos na cavidade. Pode fechar o peru ou não.
Volte a pôr o peru no forno e deixe assar a hora que falta. Vá vigiando para que não passe do ponto e fique seco. Se quiser ter a certeza que está bem assado, espete um termómetro na parte mais larga da coxa. Deverá estar nos 74º.
Quando estiver quase pronto, suba a temperatura do forno para os 220º, para que a pele toste um pouco e fique bem douradinha.
Retire do forno e envolva a barriga com papel de alumínio para que o recheio não se solte. Vire o peru com o peito para baixo, cubra com papel de alumínio e duas toalhas turcas e deixe repousar entre 15 a 20 minutos. Os sucos voltam assim para o peito, tornando-o mais tenro e suculento.
Para trinchar o peru use esta técnica.
Retire do molho os pedaços de alho e louro e sirva numa taça a acompanhar a travessa com a carne e o recheio. Eu prefiro fazer duas travessas com carne e recheio e pôr em dois lados da mesa, do que fazer uma travessa só com peru e outra só com recheio e obrigar a cruzar travessas sobre a mesa. É bastante mais prático.
Acompanhe com batatas fritas ou assadas, com arroz de passas e frutos secos (como o recheio já tem não acho o acompanhamento mais indicado, mas há quem aprecie) ou legumes salteados. Também fica bem um puré de maçã ou de marmelo.
Com os restos do peru pode fazer um consomê. Veja aqui como.