sexta-feira, 28 de maio de 2021

Bacalhau à Brás

 Que bom que é um Bacalhau à Brás bem feito. É simples, delicioso, mas a quantidade de ovos usada é um factor importante para que fique bem cremoso.


Quando compro bacalhau, demolho-o logo todo e depois congelo. Uso sacos próprios e em cada um ponho duas postas. Assim tenho sempre bacalhau disponível para poder usar com facilidade.

Para fazer este prato vai necessitar de duas postas já demolhadas (para quatro pessoas).

As postas ideais são as médias, que ficam óptimas desfiadas. As do lombo devem ser usadas para pratos onde se usa o bacalhau à lascas, mas claro que  também as pode usar aqui.

Desfaça o bacalhau, retire as espinhas e reserve. Também pode tirar as peles mas eu gosto e deixo ficar. Pode cozinhar o bacalhau antes, mas vai perder bastante sabor na água que não vai aproveitar. É preferível usar o bacalhau cru, pois vai ficar a saber mais a bacalhau e este também não fica tão empapado.

Faça um refogado com três cebolas médias cortadas às rodelas e um porção generosa de azeite. Deixe amolecer a cebola e junte três dentes de alho bem picados e duas folhas de louro. Deixe refogar até a cebola ficar dourada. Junte um meio piri piri desfeito.

Junte o bacalhau e envolva com a cebola e deixe cozinhar cerca de seis a oito minutos. 

Acrescente então cerca de 180/200 gr de batata palha. Eu uso sempre Pala-Pala porque acho que faz diferença na consistência do prato. Pode pôr mais batatas se preferir. 

Retire as folhas de louro. 

Bata seis ovos e acrescente uma colher de sopa de leite. Não ponha sal pois tanto o bacalhau como as batatas são salgados.

Deixe as batatas amolecerem só um pouco (cerca de um minuto) e junte os ovos. Envolva e junte salsa ou coentros picados.  Deixe cozinhar até os ovos estarem quase cozinhados. Então retire do calor porque os ovos vão continuar a cozinhar durante um ou dois minutos e assim não ficam muito secos.

Sirva com azeitonas pretas e verdes.



Sugestão: Pode misturar alguns legumes cortados em juliana e usar menos batata palha. Experimente com cenoura, courgette ou alho francês.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Gaspacho by Ana Lemos

Adoro Gaspacho. É saboroso e muito fresco, ideal para os dias de  Verão. Além disso é uma refeição baixa em calorias e excelente para quem está a fazer dieta ou pretende apenas equilibrar a alimentação.

Vi esta receita na página da Ana Lemos do Blog Cacomae e, por ser muito fácil, é a que faço sempre. Apenas acrescento sal e sirvo com ovo cozido e presunto picados.


Num jarro alto coloque tudo partido aos bocados (os legumes devem estar frescos, do frigorifico):

- dois tomates médios pelados,

- meio pepino só com metade da casca,

- meio pimento verde, sem sementes

- dois dentes de alhos sem casca

- sal a gosto

- uma chávena de café de água gelada.


Como eu gosto sempre de dar um twist às receitas, costumo pôr também um pouco de azeite.

Triture tudo com a varinha mágica ou num liquidificador.

Guarde no frigorifico cerca de três horas para que os sabores se desenvolvam. Ao servir, se quiser, junte algumas pedras de gelo para que fique bem gelado.

Sirva numa taça com ovo cozido e presunto picados. Também pode pôr tomate, pepino e/ou pimento cortados aos cubinhos. O gaspacho também pode ser servido num copo e beber-se.




Curiosidade - Sabia que no Gaspacho Andaluz os ingredientes são todos bem triturados, enquanto que no Gaspacho Alentejano os ingredientes são cortados em bocados bem pequeninos?





 

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Frango com Ervilhas

Frango estufado com ervilhas é comida da casa da Mãe,

comida de conforto que nos enche a alma.

É ou não é?



Pode utilizar um frango inteiro partido aos bocados ou, se preferir, utilize apenas coxas e pernas.

Faça um refogado com um cebola grande bem picadinha e azeite. Quando a cebola começar a amolecer, junte dois ou três dentes de alho bem picados e uma folha de louro. 

Se o frango não for caseiro, gosto de juntar ao refogado meio chouriço de carne cortado às rodelas para apurar o sabor. Claro que se o frango for caseiro tem um sabor único pelo que não precisa deste pormenor.

Deixe o chouriço refogar com a cebola, em calor médio, até deixar de crepitar.

Acrescente dois tomates partidos aos cubos e deixe cozinhar até se desfazerem. Quanto mais o tomate cozinhar, mais saboroso fica.  

Coloque o frango no tacho, com a pele para baixo. Esta não deve ser retirada, para que a carne do frango se mantenha suculenta. Vá virando, até todo o frango começar a ganhar cor.

Acrescente sal, piri piri e um pouco de colorau. Mexa bem e deixe a cozinhar em calor brando. Vá mexendo de vez em quando. Se achar necessário, vá acrescentando um pouco de vinho branco, para refrescar e ajudar a cozinhar.

Entretanto arranje as ervilhas. Se forem frescas, descasque e reserve. Se forem congeladas, ponha a quantidade que pretende utilizar num coador e passe por água para retirar o gelo; reserve. Se estiver em Maio, também pode usar ervilhas tortas ou quebradas. Às vezes também gosto de adicionar uns cubinhos de cenoura.

Quando o frango estiver quase pronto, acrescente as cenouras primeiro (se as for utilizar), pois demoram mais tempo a cozinhar do que as ervilhas. Deixe cozinhar cinco minutos e então acrescente as ervilhas. Misture bem e acrescente um pouco de água quente para fazer molho. Deixe apurar até as ervilhas estarem cozidas. Cerca de dez minutos deverá ser suficiente.

Prove e rectifique o sal se for necessário.

Acompanhe com arroz branco, puré de batata ou batatas fritas.



Sugestão: pode fazer a mesma receita, mas com coelho. Neste caso, gosto de temperar o coelho de véspera com alho, louro, piri piri, colorau, vinho e salsa. Siga a receita mas no refogado não use o chouriço de carne. No refogado uso o alho e a folha de louro da vinha d'alho. Quando é para pôr o coelho no tacho, escorra bem o vinho e deixe apurar um pouco no tomate. Só depois acrescente o molho do tempero para cozinhar. De resto, siga a receita. Fica também muito saboroso.  

Outra sugestão: Quando sobra é só aquecer no micro-ondas. Se tiver pouca carne mas ainda bastantes ervilhas, aqueça na placa/fogão e pode acrescentar salsichas de lata partidas às rodelas ou faça uns ovos escalfados.

terça-feira, 18 de maio de 2021

Empadão de Carne

Um empadão de carne é uma boa forma de aproveitar restos de carne, que picados e combinados com puré de batata, fazem mesmo um prato muito bom.


Faça um puré de batata conforme a receita aqui. Adapte a quantidade de puré à porção de carne que tem e ao tamanho do tabuleiro. Eu gosto do empadão com bastante puré, mas há quem prefira, mais carne. Faça como preferir.

Enquanto as batatas para o puré estão a cozer, prepare a carne.

Se estiver a aproveitar restos pique-a no 1,2,3 ou corte-a aos bocadinhos pequeninos, conforme preferir. Pessoalmente gosto de sentir a textura da carne, mas há quem a prefira bem picada.

Faça um refogado com uma cebola média e deixe alourar.

Se for utilizar carne crua (se quiser, pode misturar meio chouriço de carne para dar mais sabor) acrescente ao refogado alho picado, louro, e quando a cebola estiver a começar a ficar dourada, acrescente também um tomate picado. Deixe cozinhar uns minutos.  Acrescente a carne crua picada, e deixe refogar durante 10 minutos. Tempere a gosto com cominhos, pimenta, cravinho ou colorau. Acrescente um pouco de vinho para refrescar e deixe apurar mais um pouco.

Se for utilizar restos de carne, não precisa de temperar, pois a carne e o molho já estão temperados. Faça apenas o refogado com a cebola e deixe refogar até ficar dourada. Se quiser, desfaça uma farinheira em pedaços pequenos e junte ao refogado e deixe cozinhar um pouco. Quando se começar a desfazer, acrescente a carne. Misture bem, acrescente o molho (pouco) e deixe cozinhar dois ou três minutos. Retire do calor para que a carne deixe de cozer.

Use um tabuleiro fundo - eu adoro usar o meu de barro, - e cubra o fundo com metade do puré. Por cima, ponha o preparado de carne e cubra com o restante puré. Bata dois ovos e pincele toda a superfície com o ovo batido. Para ficar uma capa crocante e algo espessa deixe o ovo ficar bem solto. Decore com algumas azeitonas pretas

Leve ao forno pré aquecido a 180º, mais ou menos 20 minutes. Mude depois para o modo tostar para que o ovo ganhe alguma cor. Tenha cuidado, pois pode queimar rapidamente.

Sirva acompanhado de uma salada.



Sugestão 1: Experimente fazer este empadão com as carnes que sobram de um Cozido à Portugesa. Pique ou corte tudo muito bem, incluindo os enchidos e todo o tipo de carne de porco. Fica um empadão de comer e chorar por mais. Veja aqui.


Sugestão 2: O empadão das fotos abaixo foi feito com a receita de carne para fazer croquetes. Veja aqui.





quinta-feira, 13 de maio de 2021

Sopa de cenoura e abóbora com brócolos

 Cá em casa todos adoram esta sopa. Além de muito nutritiva, acho muita graça ao facto de ficar cheia de pintinhas verdes dos brócolos, ao mesmo tempo que o tipo de legumes na sopa fica mais diversificado.


Comece por fazer um refogado com duas cebolas médias/grandes picadas e azeite. Deixe começar a refogar e junte três dentes de alho picados. Pele quatro cenouras, corte-as às rodelas, e quando a cebola estiver dourada, junte a cenoura ao refogado. Acrescente sal e mexa bem. Deixe cozinhar uns minutos e depois acrescente água quente até cobrir todos os legumes.

Entretanto prepare a abóbora, cortando-o em cubos pequenos. Se estiver congelada, retire-a para que aqueça um pouco. 

Lave bem um ramo grande de brócolos e corte-o aos pedaços. 

Quando a cenoura estiver já meia cozida, acrescente a abóbora e os brócolos. Deixe cozinhar bem.

Triture tudo com a varinha mágica. Prove e rectifique de sal se for necessário. Acrescente um fio de azeite e misture.

Pode servir com crotons temperados com azeite, alho e orégãos. Ou com salsa ou coentros picados. Ou com bacon frito e partido aos bocadinhos.




terça-feira, 11 de maio de 2021

Queijo Camembert no forno com Mel e Nozes

Embora muito longe da lindíssima apresentação dos
Cinco Quartos de Laranja
(foi feito à pressa e mal tive tempo para fotografar), ficou delicioso. Não sobrou quase nada. Mas como não consigo seguir uma receita à risca, substitui os arandos por alperces que deixei a macerar no mel por uma hora. As nozes são as melhores que conheço da
Casa da Selva
e o mel é caseiro, puro, de colmeias do alto da Serra do Gerês.



Pique os alperces e ponha-os numa taça pequena. Junte o mel levemente aquecido e deixe macerar por uma hora.

Retire a tampa do queijo, regue com um fio de azeite e leve ao forno a 180º, durante 15 minutos. Também pode usar o micro-ondas, que é mais rápido.

Pique as nozes grosseiramente e junte aos alperces.

Retire o queijo do forno e polvilhe com um pouco de flor de sal. 

Ponha o queijo num prato de servir e regue com o mel, as nozes e os alperces.

Sirva com tostas.



Receita original
Clique na foto acima para ver



 

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Sopa de Couve-flor com Espinafres

Usar a couve-flor como base de sopa torna-a extremamente cremosa e saborosa.

Além disso é um vegetal riquíssimo em nutrientes, anti-inflamatório e anti-oxidante. Já os espinafres são ricos em vitaminas e minerais.

Esta sopa é por isso um verdadeiro tónico para a saúde. 



Numa panela grande ponha a refogar duas cebolas grandes picadas e azeite. Pique também quatro ou cinco alhos e acrescente. Entretanto, descasque quatro ou cinco cenouras e corte-as às rodelas. Quando a cebola estiver refogada, acrescente a cenoura.

Entretanto, lave uma couve-flor e corte-a toda aos pedaços pequenos. Aproveite as folhas mais tenras. Acrescente tudo ao refogado e cubra com água quente.

Mexa, acrescente sal e deixe cozinhar em lume brando.

Se quiser, acrescente algumas folhas de alface. Eu aproveito, quando é possível, para pôr nas sopas os talos mais rijos das alfaces que não gosto de sentir nas saladas. 

Entretanto prepare os espinafres. Separe as folhas dos ramos e depois lave-as muito bem. Reserve.



Quando os legumes estiverem bem cozidos, triture tudo com a varinha mágica. A sopa deve ficar cremosa, mas se estiver muito espessa, acrescente um pouco de água.

Acrescente as folhas dos espinafres e deixe cozinhar novamente.

Quando os espinafres estiverem cozidos, prove e veja se precisa de acrescentar sal. Regue com um pouco de azeite e a sopa está pronta. 


  



quarta-feira, 5 de maio de 2021

Bifes de Frango com Farinheira

Os bifes de frango são uma carne muito saudável por terem um baixo teor em gordura e por serem uma boa fonte de vitaminas e de todos os aminoácidos essenciais. No entanto, não têm grande sabor. Mas salteados com uma farinheira e alguns vegetais ficam de comer e chorar por mais.



Numa frigideira, junte duas cebolas médias cortadas às rodelas e um pouco de azeite. Junte uma folha de louro e deixe refogar. Quando a cebola começar a alourar junte dois dentes de algo bem picados.

Entretanto, corte os bifes de frango às tiras e tempere-os com um pouco de sal.

Quando a cebola estiver bem dourada, junte o frango e deixe fritar. 

Corte em raminhos um ramo de brócolos e junte ao frango. Deixe cozinhar até a carne e os vegetais estarem tenros.

Retire então a pele a uma farinheira e esfarele-a para dentro da frigideira.

Deixe cozinhar até a farinheira ficar desfeita e cremosa. Prove e veja se necessita de acrescentar sal. Retire a folha de louro.

O prato não necessita de mais nenhum tempero pois a farinheira já é cheia de sabor.

Sirva acompanhado de massa cozida (penne, farfalle ou fusilli) ou arroz branco.





 

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Entrecosto de Porco frito

 Um entrecosto de porco frito é um petisco tão simples de fazer
e tão, mas tão saboroso.


Compre um naco de entrecosto de porco, com alguma carne e peça para o partirem em bocados para fritar.

Na véspera de fazer o entrecosto, tempere-o com bastante alho, piri piri, colorau, um pouco de azeite e vinho branco. O azeite na vinha d'alho ajuda a que a marinada adira melhor à carne e esta ganhe ainda mais sabor. Envolva bem, cubra a taça com pelicula aderente e guarde no frigorifico para ganhar o máximo de sabor.

Duas horas antes de preparar o entrecosto, retire-o do frigorifico para que a carne fique à temperatura ambiente. Se a fritasse gelada, baixaria bastante a temperatura do óleo e a carne não ficaria com aquela crosta tostadinha tão apetitosa. Junte sal à marinada e envolva bem.

Numa frigideira, coloque óleo para fritar com cerca de dois dedos de altura. Junte duas colheres de sopa de margarina e deixe derreter.

Escorra bem os bocados de entrecosto e ponha a fritar no óleo quente. Baixe um pouco a temperatura e deixe fritar bem, virando a carne de vez em quando para que frite por igual. Quando começar a ficar tostada, deverá estar já bem frita. Demora cerca de 15 a 20 minutos minutos para que os pedaços de carne fiquem tenros. No entanto, dependendo se tem mais ou menos carne poderá demorar também mais ou menos tempo. Vá vigiando a fritura e faça a gestão em função dos pedaços de carne que está a fritar.



O entrecosto frito fica muito saboroso e pessoalmente acho que não precisa de molhos a acompanhar. No entanto, se quiser aproveitar a marinada, faça o seguinte molho: num tacho pequeno, derreta duas colheres de sopa de manteiga. Junte algum do alho e do louro da marinada e deixe fervilhar uns segundos em lume brando para a manteiga ganhar sabor sem queimar. Junte de seguida a marinada e deixe ferver 10 a 15 minutos até reduzir bastante. Regue a carne com este molho.

Acompanhe com arroz de ervilha, de tomate ou de cenoura. Ou com batatas fritas. Também pode acompanhar com grelos salteados ou esparregado.