Que bom que é um Bacalhau à Brás bem feito. É simples, delicioso, mas a quantidade de ovos usada é um factor importante para que fique bem cremoso.
Quando compro bacalhau, demolho-o logo todo e depois congelo. Uso sacos próprios e em cada um ponho duas postas. Assim tenho sempre bacalhau disponível para poder usar com facilidade.
Para fazer este prato vai necessitar de duas postas já demolhadas (para quatro pessoas).
As postas ideais são as médias, que ficam óptimas desfiadas. As do lombo devem ser usadas para pratos onde se usa o bacalhau à lascas, mas claro que também as pode usar aqui.
Desfaça o bacalhau, retire as espinhas e reserve. Também pode tirar as peles mas eu gosto e deixo ficar. Pode cozinhar o bacalhau antes, mas vai perder bastante sabor na água que não vai aproveitar. É preferível usar o bacalhau cru, pois vai ficar a saber mais a bacalhau e este também não fica tão empapado.
Faça um refogado com três cebolas médias cortadas às rodelas e um porção generosa de azeite. Deixe amolecer a cebola e junte três dentes de alho bem picados e duas folhas de louro. Deixe refogar até a cebola ficar dourada. Junte um meio piri piri desfeito.
Junte o bacalhau e envolva com a cebola e deixe cozinhar cerca de seis a oito minutos.
Acrescente então cerca de 180/200 gr de batata palha. Eu uso sempre Pala-Pala porque acho que faz diferença na consistência do prato. Pode pôr mais batatas se preferir.
Retire as folhas de louro.
Bata seis ovos e acrescente uma colher de sopa de leite. Não ponha sal pois tanto o bacalhau como as batatas são salgados.
Deixe as batatas amolecerem só um pouco (cerca de um minuto) e junte os ovos. Envolva e junte salsa ou coentros picados. Deixe cozinhar até os ovos estarem quase cozinhados. Então retire do calor porque os ovos vão continuar a cozinhar durante um ou dois minutos e assim não ficam muito secos.
Sirva com azeitonas pretas e verdes.
Sugestão: Pode misturar alguns legumes cortados em juliana e usar menos batata palha. Experimente com cenoura, courgette ou alho francês.