sexta-feira, 10 de abril de 2020

Arroz de marisco simples

Este é um arroz de marisco simples que faço com um saquinho de mistura de marisco congelado e outro de camarão congelado. Não é um prato para dia de festa mas para o dia a dia, pois faz-se em 20/25 minutos e fica muitíssimo saboroso.




Faça um refogado com cebola picada e azeite. Quando amolecer um pouco, acrescente alho picado grosseiramente e uma folha de louro. Quando a cebola estiver bem loirinha, acrescente dois tomates partidos aos bocados (podem ser frescos ou de lata). Deixe cozinhar um pouco até o tomate começar a desfazer-se. Acrescente umas tiras de pimento verde e outras de pimento encarnado. Tempere com sal e um piri-piri. Deixe ferver 5 minutos para ganhar sabor.

Entretanto, deite os dois sacos de marisco num coador (ou metade de cada um, conforme a quantidade de arroz que quiser fazer) e passe bem por água para tirar todo o gelo. Deite o marisco no tacho e deixe cozinhar até começar tudo a ganhar cor. Um ou dois minutos depois retire para uma taça para que não coza demasiado e fique duro. Aliás, ainda deve estar um pouco crú, mas voltará a cozinhar no fim. Tente que o molho e os restantes ingredientes fiquem no tacho.

Acrescente água para cozer o arroz. Se tiver água guardada de cozer marisco, por exemplo, ainda vai ficar mais saboroso e cremoso. Quando levantar fervura acrescente o arroz na quantidade que quer. Deixe cozinhar. Vá acrescentando água a ferver se for necessário, para que o arroz fique solto.

Quando o arroz estiver quase pronto, torne a pôr o marisco no tacho. Acrescente um pouco de água a ferver até que fique um preparado solto. Prove e rectifique o sal se for necessário. Deixe levantar fervura e desligue o fogão. Deixe apurar cinco ou dez minutos com o tacho tapado.

Sirva polvilhando com salsa ou coentros picados.



Há uns tempos, resolvi experimentar fazer estes arroz apenas com mexilhões, berbigão e camarão. Sai um pouco mais caro do que utilizar o saco básico com marisco variado, mas o resultado é um pouco mais sofisticado, sendo que este marisco, apesar de congelado, é de qualidade muito superior.




Utilizo metade das embalagens de mexilhão e de berbigão e uma inteira de camarão. Como já sabem, dou sempre que posso preferência aos produtos naturais e nacionais, mas os produtos congelados, de boas marcas e com boas origens, podem ser um aliado poderoso para refeições mais rápidas. Afinal, nem sempre temos tempo ou vontade de estar na cozinha a fazer refeições muito elaboradas e isso é perfeitamente natural.







Sem comentários:

Enviar um comentário