sábado, 4 de abril de 2020

Dourada assada no forno


Num tabuleiro de barro (por acaso as fotos foram tiradas quando fiz este prato na casa de uma amiga e usei um tabuleiro de alumínio), coloque a dourada limpa e de preferência sem nunca ter sido congelada. Ou seja, o ideal é cozinhá-la no dia em que a compra. Se conseguir que seja do Mar, o sabor será ainda melhor.

Dê um golpe no lombo, de cada lado, para ajudar a ganhar mais sabor.

Acrescente batatas cortadas (não muito grandes pois a dourada assa depressa e depois as batatas não ficam bem assadas, cebola às rodelas, pedaços de tomate e tiras de pimento verde e encarnado.

Pode pôr outros legumes que goste, como batata doce.

Faça um molho com azeite, um pouco de vinho branco, dentes de alho cortados às fatias, louro, piri-piri, sal e pimenta.

Regue o preparado, tendo o cuidado de colocar alho nos golpes do peixe. Não se esqueça de regar o interior do peixe. Quando o peixe é muito fresco não precisa de temperos elaborados, pois o próprio sabor já é fantástico.


Leve ao forno a 180 graus durante 45 minutos. Pode ser um pouco mais dependendo do tamanho da dourada. Mas não deixe assar de mais senão fica seca. Vá regando com o molho.

Ao tirar do forno, cubra com papel de alumínio e deixe repousar durante 5 a 10 minutos. Antes de servir, polvilhe com salsa ou coentros picados.




Outra versão, feita noutro dia, desta vez no meu tabuleiro de barro, que herdei da cozinha da mãe e que uso vezes sem fim. Desta vez usei batatinhas novas com casca.
A dourada é do Mar, entregue fresquíssima em casa pela Peixaria Veloso.













Sem comentários:

Enviar um comentário